Desporto, Guimarães

Presidente da República condecora atleta de Guimarães com a Comenda da Ordem de Mérito

presidente-da-republica-condecora-atleta-de-guimaraes-com-a-comenda-da-ordem-de-merito

O atleta vimaranense Manuel Freitas Mendes, medalha de bronze por Portugal nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016, foi condecorado pelo Presidente da República com a Comenda da Ordem de Mérito. A cerimónia, na qual marcou presença o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, por convite de Marcelo Rebelo de Sousa, realizou-se em Lisboa na tarde desta quarta-feira, 09 de novembro.

«Esta é também uma conquista dos vimaranenses e dos vitorianos. A medalha e esta distinção dão-me mais responsabilidades! Por isso, tudo farei para tentar estar em Tóquio!», prometeu o atleta de 45 anos, agraciado pelo Chefe de Estado, no Museu dos Coches, após ter sido homenageado pelo Município de Guimarães e pelo Vitória Sport Clube no passado dia 21 de setembro, numa sessão pública que decorreu no Centro Cultural Vila Flor, dias depois da conquista na prova da Maratona T46.

«O Manuel Mendes é um exemplo de dedicação e com uma notável capacidade de superação, mas é também uma referência para gerações desportivas futuras. O seu trabalho e esforço diário foram reconhecidos e os Vimaranenses estão muito gratos a um atleta que dignifica a sua cidade e o seu concelho», afirmou Domingos Bragança, fazendo igualmente referência aos atletas de Guimarães que integraram a missão olímpica, nomeadamente, Dulce Félix, João Sousa, José Mendes, Rui Bragança e Ricardo Ribas.

Na sua intervenção, o Presidente da República agradeceu «a todos que deram alegrias a Portugal» e pediu para os atletas «olharem o futuro», até porque, na sua opinião, os Jogos Olímpicos «preparam-se a médio prazo». «Há momentos mais intensos e a previsão do futuro deve ser uma prioridade. Cabe ainda no meu mandato presidencial estar nos próximos Jogos e estarei lá! Marcarei falta àqueles que, podendo estar, não estiverem», disse.

Na competição paralímpica, Portugal conquistou quatro medalhas, todas de bronze, por Manuel Mendes (Maratona T45/46), Luís Gonçalves (200 metros T12), equipa de boccia (BC1/BC2) e José Machado na mesma modalidade, mas na categoria BC3. No Rio de Janeiro, a judoca Telma Monteiro conquistou a única medalha para as cores lusas nos Jogos Olímpicos, ao conseguir o bronze na categoria de -57 kg.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *