Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Póvoa de Lanhoso promove VI Semana Municipal para a Igualdade

cartaz_semana_igualdade

De 19 a 25 de novembro, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove a VI Semana Municipal para a Igualdade.

Nesta edição, pretende-se direcionar o debate em torno da igualdade e a sua relação com a deficiência, focando as dificuldades que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam no seu quotidiano e ainda mostrar à população as competências e qualidades que mesmo quem enfrenta muitas dificuldades possui.

Neste contexto, a Semana iniciar-se-á, no dia 19, comemorando o Dia Internacional do Homem, com a participação/atuação de utentes das IPSS’s do concelho ligadas à deficiência (Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga, ASSIS – Associação de Solidariedade Social, Integração e Saúde do Norte e Casa de Trabalho de Fontarcada), que engrandecerão um Café Concerto Inclusivo (20h45), no Theatro Club. Estará também presente uma artista da Sociedade de Artistas Deficientes Manuais que pintará ao vivo um quadro com o pé.

Nos dias 21 e 22, seguir-se-á a Semana com as Olimpíadas para a Igualdade, Inclusão e Cidadania (das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30), que envolvem a realização de diversas atividades desportivas pelas Associações Nacionais de Desporto para pessoas portadoras de deficiência, no Pavilhão 25 de Abril. Nos dois dias das Olimpíadas, existirão quatro momentos de demonstração de diferentes modalidades de desporto adaptado. A comunidade em geral e em particular a comunidade escolar e utentes das entidades locais terão a oportunidade de ver, experimentar e jogar com os/as atletas, alguns/algumas deles, paralímpicos.

No dia 23, será abolida uma barreira arquitetónica existente no centro da Vila, junto à Praça Eng. Armando Rodrigues, através da colocação de uma rampa. Com esta intervenção, proporciona-se a toda a população as mesmas condições de acesso àquela Praça, que é um local central e de lazer, assim como ao comércio local.

No dia 24, realizar-se-á uma ação de sensibilização com a presença da carrinha do Roteiro “Cidadania em Portugal” (entre as 8h00 e as 16h00), no espaço da Feira semanal e depois na Praça Eng. Armando Rodrigues. Desafiar as comunidades locais de todo o país a uma viagem de descoberta, reflexão e ação sobre a cidadania e participação cívica é o mote para o Roteiro “Cidadania em Portugal”. De tarde, no auditório da Casa da Botica, realizar-se-á um Fórum sobre a Diversidade (14h30), em que, de entre outros temas, se abordará a deficiência.

A Semana culminará, no dia 25, Dia Mundial para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com o descerramento de um mural em homenagem a todas as vítimas de violência doméstica (9h55), na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso. A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso lançou o desafio à Direção do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso para ser pintado um mural de homenagem às vítimas, na escola-sede. Desafio aceite, a obra cresceu por mão dos/as alunos/as. Com este gesto quer-se que perdure e jamais seja esquecido o sofrimento de milhares de pessoas que encontram em suas casas, o local mais perigoso de todos.

Em parceria com a GNR local, no dia 25, será realizada uma caminhada de sensibilização (9h00), nas ruas centrais da Vila, com a distribuição de flyers com informação relacionada com a violência de género.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *