Cultura, S. João da Madeira, Sociedade

Homenagem ao último sinaleiro de S. João da Madeira

foto-praca-com-sinaleiro

A mítica figura do sinaleiro de trânsito remete-nos para meados do século XX, altura em que as grandes vilas e cidades começaram a ter uma maior intensidade de tráfego, e a inevitável necessidade de uma melhor gestão do mesmo, principalmente “nas horas de ponta”. Na época, o aumento do número de novas infraestruturas rodoviárias que trouxeram uma nova mobilidade urbana fez com que a figura do sinaleiro começasse a fazer parte da paisagem das nossas ruas, onde a peanha, o polícia vestido a rigor, com capacete e luvas brancas, sobressaiam nos cruzamentos.

Com o passar dos anos, os semáforos começaram a tirar o protagonismo à figura do sinaleiro, que aos poucos foi deixando de se ver, até que por fim, e no caso específico de S. João da Madeira, as rotundas apareceram com o intuito de melhorar o fluxo de tráfego automóvel e definitivamente a figura do sinaleiro passou à história.

E porque, para muitos, essa figura permanece na memória, a Câmara Municipal de S. João da Madeira, numa iniciativa integrada nas comemorações dos 90 anos de Emancipação Concelhia, quer homenagear o último sinaleiro da cidade, numa altura em que este agente da autoridade se vai reformar.

Nesse sentido, esta quinta-feira, 10 de Maio, a figura do sinaleiro vai voltar à estrada, com o agente Neves, o último sinaleiro de S. João da Madeira, a envergar a farda e a colocar-se na peanha, para recordar esses velhos tempos em que esteve no ativo, e mostrar às nossas crianças aquilo de que, até hoje, só em fotografia tinham conhecimento.

O cruzamento escolhido para a realização desta homenagem será o da Avenida Engenheiro Arantes Oliveira, com a Rua dos Combatentes da Grande Guerra, junto ao Mercado Municipal, onde a partir das 10h30 será recriado um torno de sinaleiro, com a presença de 120 crianças das nossas escolas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *