Palmela, Sociedade, Turismo

Cambados eleita Cidade Europeia do Vinho 2017, em Palmela

gala-eleicao-cev-2017

O Município de Cambados, na província de Pontevedra, Galiza, foi eleito como Cidade Europeia do Vinho 2017, numa cerimónia realizada em Palmela, na noite de 4 de novembro. A difícil escolha foi da responsabilidade do Conselho de Administração da RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, que analisou as quatro candidaturas apresentadas pelos municípios espanhóis de Vilafranca del Penedès, Aranda De Duero e La Palma del Condado, além do vencedor.

A promoção da cultura do vinho, o compromisso com o desenvolvimento do enoturismo e a dinamização da economia local são alguns dos pontos fortes da candidatura de Cambados, capital do “Alvariño”. Destaca-se, também, a particular atenção prestada ao público jovem, com o objetivo de criar consumidores mais informados e responsáveis. Com 14.439 habitantes e 23 adegas, Cambados apresenta, no seu plano de atividades enquanto Cidade Europeia do Vinho 2017, propostas como o “Intercâmbio Celta: a gaita e o vinho através do Atlântico”, o projeto cultural “Rias Baixas”, a exaltação gastronómica da Vieira ou o Encontro das Confrarias Europeias Enogastronómicas.

O movimento associativo do concelho de Palmela proporcionou vários momentos musicais de grande qualidade, contribuindo para uma noite de gala onde ficou bem patente o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito da rede. Num período de grande concorrência internacional, a RECEVIN pretende reafirmar os valores culturais subjacentes aos territórios produtores de vinho na Europa e a sua importância para o desenvolvimento económico e para a promoção turística. Palmela, que integra o conselho de administração da RECEVIN, foi o primeiro Município a ser eleito como Cidade Europeia do Vinho, em 2012.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *