Sociedade, Trofa

Trofa festeja 18º Aniversário de Criação do Município

14976329_1751410358443603_6493466769429638758_o

O Município da Trofa celebra, este ano, o 18º Aniversário e organiza como habitualmente um conjunto de iniciativas comemorativas desta data em vários pontos do Concelho, evocando o dia 19 de novembro de 1998, data em que a Assembleia da República votou favoravelmente a criação do Concelho da Trofa.

Este ano, as comemorações decorrem de 17 a 20 de novembro, e envolvem ações preparadas para vários públicos como concertos, entrega de prémios, desporto, exposições e seminários.

Integrado no programa do 18º Aniversário do Município da Trofa, vai ter lugar a 17 de novembro, a partir das 9h00, o Seminário “Cada um sabe de si…mas a Lei é para todos”, organizado pela Câmara Municipal da Trofa e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Trofa. Esta iniciativa terá lugar no Auditório do Fórum Trofa XXI.

Durante todo o dia, a Trofa será a capital da discussão sobre a defesa do bem estar e do superior interesse da criança, contando com a presença de Álvaro Laborinho Lúcio, Juiz Conselheiro Jubilado do Supremo Tribunal de Justiça, e ainda de personalidades ligadas à saúde, à segurança, à educação, bem como de Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado e Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ, António Pinto, Procurador da República e Pedro Conde Ferreira, Juiz da Comarca do Porto – Santo Tirso -Tribunal de Família e Menores.

Este primeiro dia das comemorações terminará com um Jogo de Futsal, entre autarcas e dirigentes associativos, no Pavilhão Desportivo de S. Romão do Coronado, a partir das 19h00.

No dia 18 de novembro, a atenção vai para a educação e para os mais jovens, pois durante todo o dia os autarcas vão visitar as escolas do Concelho. Esta jornada vai culminar, ao final do dia, com a cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito Escolar, pelas 21h00, na Concha Acústica dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, sessão seguida de Concerto da “Orquestra Urbana” com um espetáculo inovador, que vai envolver em palco, mais de 60 elementos, numa orquestra alternativa que cruza várias sonoridades e ainda dos “Sleeping Forest”.

No dia do Aniversário do Concelho, Feriado Municipal, 19 de novembro, pelas 10h00, vai proceder-se à emocionante cerimónia de Hastear das Bandeiras, no edifício da Câmara Municipal, seguindo-se a Missa Solene na Igreja Paroquial de Santiago de Bougado.

Ao final da manhã, pelas 12h00, decorrerá na Casa da Cultura, a Inauguração da Exposição «Maria Augusta Reis (1921-2016) – Uma Vida Dedicada ao Folclore».

A partir das 14h30, os Coretos dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro vão encher-se de música com a atuação da Banda de Música da Trofa. Nos Parques haverá ainda animação para todas as idades com performers e insufláveis.

Seguir-se-á, pelas 17h00, no Edifício Fórum Trofa XXI, nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, a Sessão Solene Evocativa do 18º Aniversário do Município da Trofa.

O Feriado Municipal termina com o grande Concerto dos Deolinda, marcado para as 21h30, na Concha Acústica dos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, com entrada grátis.

O último dia das Comemorações, 20 de novembro, começa pelas 9h00, com o III Passeio de Bicicletas Antigas, com partida e chegada nos Parques Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro, percorrendo várias freguesias do Concelho. Este passeio de pasteleiras vai terminar com um almoço de convívio com porco no espeto.

Às 15h30, terá lugar a Cerimónia de Entrega dos Prémios do Concurso Lusófono da Trofa 2016 e revelação dos grandes vencedores deste concurso literário internacional, que todos os anos lança um novo escritor, no Auditório do Fórum Trofa XXI, a que se seguirá a inauguração da Exposição de Ilustração do Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa 2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *