Celorico de Basto, Turismo

Ruas de Celorico de Basto preparam-se para receber a Feira Anual da Sta. Catarina

imagem-1

De 25 a 27 de novembro, Celorico de Basto recebe a Feira Anual de Sta. Catarina, um certame que mistura tradições e cultura e que atrai milhares de pessoas à sede do concelho. Este ano a feira conta com um programa amplo com destaque para o concurso pecuário Concelhio e Regional das raças autóctones. Será ainda desta a II edição do concurso pecuário Inter Escolas Agrícolas na raça Holstien Frísia.

“A vila de Celorico de Basto enche-se de tradições e cultura num dos certames de inverno mais característicos da nossa região. Uma feira centenária que realça os nossos usos agrícolas com enfase para o tradicional concurso pecuário das raças autóctones” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, em antevisão à feira. “Este ano serão três dias de feira, com muita atividade e certamente com milhares de pessoas a visitar a sede do concelho para se apetrecharem com as roupas quentes de inverno, para degustarem as castanhas assadas, e as sardinhas, no fundo, para se envolverem nas tradições que marcam a nossa terra e o território” realçou.

Este ano o certame será alvo de divulgação por parte do programa da TVI “Somos Portugal”, no dia 27 de novembro, que procurará mostrar algumas das características inerentes à feira e ao concelho. Neste dia, os visitantes poderão assistir, durante a manhã, ao concurso Pecuário das Raças Autóctones. A tarde contará com uma série de atividades com ênfase para o II concurso Inter Escolas Agrícolas da raça Holstien Frísia e para a chega de bois. Uma prova desportiva, o II Trail dos Moinhos também integra o cartaz de atividades.

Oficialmente o dia da Feira Anual da Sta. Catarina é a 25 de novembro, um dia que, por natureza, é muito atrativo para os visitantes. Neste dia decorre o Corta Mato Escolar que envolve os alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e os alunos da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto.

Durante os três dias de feira os presentes poderão, no Mercado Municipal, visitar a exposição Agropecuária, andar a cavalo, visitar a Mostra Educativa e Profissional e muito mais.

A tradicional feira estará disposta pelo centro de Celorico de Basto com os tradicionais tendeiros de roupa, cobertores, doces, sardinhas, castanhas, alfaias agrícolas, entre outros. A organização do certame é da responsabilidade da Câmara Municipal de Celorico de Basto e conta com o apoio na organização dos concursos pecuários da Casa do Agricultor e da Escola Profissional de Fermil, Celorico de Basto. Outras entidades estão associadas a este certame na organização de diferentes atividades culturais, desportivas e recreativas.

 

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *