Destaque, Mangualde, Turismo

Milhares de pessoas na Feira dos Santos em Mangualde

7d__1641

«Iremos pedir a certificação da Feira dos Santos como património nacional. A certificação da Feira dos Santos é hoje uma obrigação porque hoje tem qualidade, tem competência, resume um setor económico e social que se dispersa por todo o lado em dois dias e meio e é o espelho da nossa atividade social, cultural, industrial e empresarial» – foi desta forma que João Azevedo, presidente da Câmara de Mangualde, anunciou a candidatura da Feira dos Santos a património nacional.

Milhares de pessoas visitaram este fim de semana (4 a 6 de novembro) a tradicional Feira dos Santos de Mangualde. Promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, o certame decorreu no centro da cidade e teve como lema «Da Tradição à Modernidade». A Cerimónia Protocolar de Abertura da Feira dos Santos 2016 teve lugar no dia 4 de novembro, sexta-feira, pelas 19h30, no Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado e contou com as presenças e intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Mangualde, João Azevedo, e do Presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado. O certame contou ainda com o apoio da Associação de Desenvolvimento do Dão e do Turismo do Centro Portugal.

UM CERTAME COM TRÊS SÉCULOS E UM MARCO A NÍVEL NACIONAL
Desde há três séculos que Mangualde se notabiliza pela realização da Feira dos Santos, que se tornou um marco a nível nacional, pelas várias ofertas que proporciona aos seus milhares de visitantes desde a gastronomia, através das tradicionais febras, os enchidos, os frutos secos, o artesanato, o vinho, os produtos agrícolas, entre outras. Durante o fim de semana, as várias artérias da cidade foram animadas, proporcionando a todos os residentes e visitantes momentos de diversão. O certame foi ainda uma referência por dinamizar os vários setores de atividade com vários momentos dedicados a cada um deles.

DAR A CONHECER O QUE DE MELHOR SE FAZ NO CONCELHO FOI UM DOS OBJETIVOS
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o concelho de Mangualde através da Mostra de Freguesias de Mangualde com a promoção local das freguesias do concelho. Também a iniciativa Mangualde Regional permitiu a exposição e venda de produtos regionais do concelho. Os setores de atividade também estiveram representados através da mostra Mangualde Indústria que acolheu a exposição do tecido empresarial do concelho, da AgroMangualde – exposição de máquinas e alfaias agrícolas, da dinamização do espaço de divulgação da fauna selvagem da região, da Mangualde Motor – exposição de veículos das marcas Citroën, Seat, Toyota e Opel e da Mangualde Transporte – exposição de algumas marcas e modelos de camiões. As artes também não foram esquecidas e neste contexto decorreu: o II Encontro Nacional de Produções Artesanais certificados, o Manguald´Arte – XI Mostra de Artesanato Nacional, e as atividades de pintura ao ar livre: Artes & Ofícios. Foi ainda possível visitar o Espaço Recordação Fotográfico – Eu estou na Feira dos Santos de Mangualde!
As iniciativas dividiram-se por vários locais da cidade: Sede da Sociedade Filarmónica de Tibaldinho, Mercado Municipal Dr. Diamantino Furtado, Largo Dr. Couto, Quinta do Alpoim, Rua 1º de Maio, Rua Dr. José Marques, Rua Dr. Valentim da Silva.

NOVAS DINÂMICAS COMO
A DÃO WINE PARTY E OS SHOWCOOKINGS COM ENORME ADESÃO
A nível gastronómico e vinícola as propostas foram variadas: Dão Wine Party, Barman Show, coktails com Vinhos do Dão onde foi possível provar os Vinhos de Mangualde e degustar os produtos locais, Showcookings com o Chef Diogo Rocha e a SubChef Inês Beja, III ExpoVinhos Mangualde, Showcookings “Santos da Casa Fazem Milagres” com os Chefs Hélio Loureiro e Ivo Loureiro. Nos restaurantes aderentes foi ainda possível degustar da Feira dos Santos à Mesa que tiveram uma ementa regional dedicada à Feira dos Santos: enchidos da região, Rojões à Moda de Mangualde, Febras à Feira dos Santos, Requeijão com doce de abóbora e Queijo da Serra acompanhado de Vinho do Dão.

ANIMANGUALDE COM MUITA DIVERSÃO
SOMOS PORTUGAL: TVI EM DIRETO DE MANGUALDE
Durante os dias do certame a animação também não faltou. O projeto Animangualde contemplou momentos de muita folia nas várias artérias da cidade. Atuação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, atuação do Grupo Zés Pereiras “Os Parentes de Teivas”, Mega Lua, Art & Manhã e muitos grupos de Concertinas foram algumas das propostas que figuraram do programa e animaram as ruas. O momento alto da animação foi, sem dúvida, a emissão do Programa da TVI Somos Portugal, em Direto de Mangualde (Largo Dr. Couto), no domingo, das 14h00 às 20h00.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *