Arraiolos, Cultura, Destaque, Sociedade

Arraiolos com Bibliotecas em Rede

ima_castelo

A autarquia de Arraiolos finalizou a Rede de Bibliotecas do concelho, “linkando” as duas bibliotecas das escolas à Biblioteca Municipal, possibilitando assim a troca de informações dos mais novos, o acesso online a livros e a outras informações culturais.

Segundo a autarquia, “a Rede de Biblioteca de Arraiolos pretende levar a todos o que é de todos. Se o concelho de Arraiolos possui apenas três bibliotecas, é importante que os seus livros se abram a toda a comunidade. E se algum dos seus recursos parecer afastado fisicamente de algum leitor, essa distância será anulada pela parceria que agora os une. Porque de mãos dadas, as duas bibliotecas escolares e a biblioteca municipal pretendem chegar lá, onde todos aguardam, por vezes imóveis, uma história que os faça sonhar ou as respostas que procuram para os mais diversos assuntos”. É desejo da autarquia que as bibliotecas sejam os locais mais visitados do concelho.

Cada biblioteca é agora um núcleo da vida da escola, onde os alunos se sentem num ambiente que lhes pertence e se habituem a considerar o livro e a informação como necessidades do dia-a-dia e como inesgotáveis fontes de prazer e de desenvolvimento pessoal e tenham acesso à informação e ao conhecimento, através de grande diversidade de livros, jornais, revistas, audiovisuais e tecnologias de informação.

Ao mesmo tempo, possam estudar e encontrar com facilidade fontes documentais, se habituem a selecionar e gerir informação para realizarem atividades curriculares (individualmente ou em grupo, autonomamente ou com apoio docente e de técnicos especializados);

Deve também ser um lugar onde os professores se sintam num ambiente que lhes pertence e adquiram o hábito de tomar iniciativas e participar na sua animação, atualização e enriquecimento; encontrem informação variada, utilizável no seu trabalho docente, e possam requisitar livros e outros documentos nos mais variados tipos de suportes para as atividades da sala de aula; e recolham sugestões, ideias e materiais que os inspirem e apoiem no seu trabalho docente e no ajustamento aos alunos e às turmas;

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *