Guimarães, Sociedade

Sinalética em Guimarães dedicada aos peões ganha “German Design Award 2017”

unnamed-27

O Urbescópio, monóculo de ferro metálico composto por uma base encimada por um tubo circular, que direciona o olhar para a estátua D. Afonso Henriques e para o Castelo, a partir do Jardim do Carmo, venceu o German Design Award 2017 na categoria “Sinalização e Sistemas de Orientação”. Guimarães foi a cidade do país que estreou uma peça que se afirma como a primeira sinalética exclusivamente dedicada ao trânsito pedonal, permitindo uma utilização fácil e acessível aos peões, orientando-os no espaço público e destacando pontos notáveis da paisagem urbana.

Criado pelo Projeto Cosimo, o Urbescópio foi inaugurado em Guimarães no âmbito da requalificação do Largo Martins Sarmento, cujo projeto é da autoria do arquiteto Miguel Frazão. O monóculo destaca-se pela inclusão de um tirante que permite a deteção do Urbescópio por pessoas cegas ou de baixa visão, bem como pela altura do monóculo que permite a sua utilização por cidadãos com mobilidade condicionada.

O prémio é organizado pelo German Design Council, com o propósito de reconhecer produtos e projetos inovadores, os seus produtores e designers. Segundo os promotores, a distinção é atribuída a projetos que verdadeiramente representam contribuições pioneiras para a paisagem, identificando tendências de design exclusivas no panorama do design alemão e internacional. Isto é garantido pela escolha de um conceituado painel de especialistas que compõem o júri.

O projeto, desenvolvido por três arquitetos, propõe um olhar diferente sobre marcas fundamentais da paisagem, como edifícios, praças, estátuas, maciços arbóreos ou acidentes topográficos, que funcionam como centros de referência e ajudam o visitante na abordagem a esses sítios. A forma elementar da peça, evitando a utilização de acessórios tecnológicos e de produção mais complexa, contribui para facilidade do seu uso, manutenção, enquadramento e fabrico.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *