Estarreja, Sociedade

Big Clube em Estarreja retira jovens das ruas e previne comportamentos de risco

metronews-sem-imagem

4 anos a prevenir situações de risco e a ocupar os tempos livres de crianças e jovens do Bairro Social da Teixugueira. Inserido nesta zona residencial, o Big Clube continua a ter um papel importante na promoção e integração de menores, com idades compreendidas entre os 10 e os 16 anos, essencialmente aqueles que não possuem uma retaguarda familiar ou oriundos de famílias disfuncionais.

“Quero que tenhas muitos anos de vida com muitas crianças dentro de ti e sempre muito alegre.” O desejo do Bruno, um dos utentes deste projeto, transmitido na comemoração do primeiro aniversário do Big Clube foi-se cumprindo ao longo de todos estes anos e as 103 crianças e jovens que já passaram pelo rés-do-chão do bloco n.º 236 do Bairro da Teixugueira, freguesia de Beduído, Estarreja, são os rostos da importância deste projeto social.

Criado em 2002 no âmbito do “Projeto Família” – Programa de Luta Contra a Pobreza de Estarreja e promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Estarreja, o Big Clube é um espaço de ocupação de tempos livres dirigido a crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos criado com o objetivo de combater a pobreza e os comportamentos de risco através da Educação e procura dar respostas a algumas problemáticas dos jovens residentes naquele bairro. O clube está equipado com recursos materiais em áreas distintas como a leitura, fotografia, culinária, expressão plástica, jogos, desporto, dança, horticultura e novas tecnologias da comunicação.

No próximo sábado, dia 5 de novembro, a Santa Casa da Misericórdia de Estarreja assinala o 14º Aniversário do Big Clube promovendo o 2º Encontro do Big Clube de Estarreja.

Entre outras entidades oficiais, marcará presença no evento Maria João Avillez, em representação da Associação D. Pedro V, que se dedica a projetos educativos inovadores dirigidos a crianças e jovens carenciados e desde há 3 anos apoia financeiramente o Big Clube.

A Câmara Municipal de Estarreja é entidade parceira desde o início com a cedência do apartamento onde funciona o Big Clube em regime de comodato e suportando as despesas de água e luz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *