Arraiolos, Cultura

Arraiolos acolhe Exposição “Arte Próxima – Art Proper”

exposicai-arteproxima

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (CITA) acolhe, a partir de 3 de Novembro, a Mostra “Arte Próxima – Art Proper”, uma exposição que consiste no diálogo, na partilha e na combinação das tradições artesanais da Península Ibérica, com incidência sobre a Catalunha e Portugal, com as novas tendências da arte contemporânea, criando produtos/objetos atuais capazes de dar resposta inovadora, eficaz e enriquecedora à nossa Cultura.

Segundo a Curadora, Elisa Ochoa, conjugando técnicas ancestrais com outras que se vêm desenvolvendo, e dando-lhes um território de trabalho de proximidade, elas ganham uma segunda vida, não só física, como também social e enquadrada no mercado cultural.

Novas perspectivas, técnicas, abordagens, estilos e formatos se mestiçam. Para tal, a colaboração de artesãos e artistas é fundamental neste projeto, para que possam interagir e, em conjunto, atribuir a obras artísticas novos significados, bem como aprenderem e recuperarem valores antigos, saberes e fazeres locais.

Como? Em diferentes espaços de trabalho artesanal, em Portugal e na Catalunha, durante 1 semana, um artista convidado teve a oportunidade de viajar até um centro artesanal de grande prestígio nacional e desenvolver, em conjunto com um artesão, uma peça totalmente nova, no plano das práticas tradicionais e artesanais de cada país.

No caso de Arraiolos, coube ao artista Imanol Ossa interpretar o Tapete, aumentando os motivos utilizados pelas artesãs locais de modo a que a sua visualização seja mais clara e mais moderna. As luzes realçam o ponto cruz, uma oportunidade de o visitante ver em pormenor um Tapete de Arraiolos.

A Exposição, que se prolonga até 12 de Fevereiro de 2017, no horário: Terça a Domingo – 10h00/13h00 e 14h00/18h00

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *