Celorico de Basto, Destaque, Turismo

Celorico de Basto na apresentação dos Fins-de-semana Gastronómicos

_dsc8903

Celorico de Basto marcou presença ontem, 2 de novembro, na apresentação dos fins-de-semana gastronómicos, um evento promovido pelo Turismo Porto e Norte em parceria com 75 Municípios. A ação decorreu em Vila Real, nos Claustros do Palácio Conde de Amarante em Vila Real, e Celorico de Basto fez-se representar com produtos locais representativos da região.

“Este evento é exímio na promoção da nossa gastronomia, um produto cada vez mais apelativo para atrair visitantes ao nosso território” palavras do vereador do turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto, presente na cerimónia. O autarca reforçou a necessidade de organizar eventos na época baixa por forma a combater a sazonalidade. “O território não pode ser apelativo apenas na época alta, é crucial criar eventos e atividades que combatam a sazonalidade, numa parceria constante entre os municípios e o setor privado” disse.

Celorico de Basto participa nos fins-de-semana gastronómicos de 17 a 19 de março, com o cabrito assado e o pão-de-ló. “Mantemos o mesmo prato até o tornarmos um ex-libris gastronómico da nossa terra, é preciso insistir, criar hábitos, dar a conhecer a quem nos visita o que é típico, o que é nosso” concluiu Fernando Peixoto.

A cerimónia de apresentação dos Fins-de-Semana Gastronómicos contou com a presença de várias edilidades do norte de Portugal tendo sido oficialmente apresentada pelo presidente da Entidade Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira e o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos. A abertura contou com a atuação de Cláudia Monteiro, jovem fadista de Vila Real.

Durante a sessão, o presidente da TPNP realçou o facto de o Porto e Norte de Portugal ter “chegado ao pódio como destino turístico em Portugal. Estamos em 3º lugar, conseguimos resultados excecionais e, até dezembro, estou certo que ultrapassaremos os 6,5 milhões de dormidas” disse. Realçou ainda a necessidade de combater a sazonalidade com eventos como o que estava a ser apresentado. “Este evento vai crescendo de ano para ano, temos mais de 1000 restaurantes aderentes e mais de 450 empreendimentos turísticos fruto de uma parceria bem delineada com os municípios e com os privados”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *