Cultura, Nelas

António-Pedro Vasconcelos é o convidado da Conferência “Cinema-Ideia, Argumento, Personagens, Ação” em Nelas

conf_novembro_novo

No mês em que se assinala o Dia Mundial do Cinema, António-Pedro Vasconcelos é o convidado da Conferência “Cinema-Ideia, Argumento, Personagens, Ação”, um tema assente na realidade do mundo do cinema que promete uma interessante conversa na próxima sexta-feira, 03 de Novembro 2016, pelas 20h45, na Biblioteca Municipal de Nelas e cuja moderação está a cargo de Pedro Vieira, apresentador do programa semanal O Último Apaga a Luz, na RTP.

António-Pedro Vasconcelos, realizador, escritor e cronista, proporcionará uma perspectiva única e singular da sua vida e da sua carreira, sem deixar de reflectir sobre o País e as suas gentes, os seus hábitos, os seus medos e anseios. Homem de causas que não se esconde atrás da câmara de filmar, António-Pedro Vasconcelos vem mostrar a sua vocação para pensar, dando também conhecer as experiências de vida que influenciaram a sua filmografia.

Esta conferência conta ainda com a participação do mais recente projeto criativo “Coletivo Orelhas Moucas”, composto por Rui Fonte e Rui Pina, com o momento “Versos para Entrada e Canções a Condizer”, introduzindo os convidados e o tema da conversa, num encontro brilhante entre poesia e música. Este projeto, que irá acompanhar as restantes Conferências, culmina com um concerto resultante da soma dos momentos musicais estruturados, para além de uma exposição fotográfica, livro resumo e um filme/ vídeo resumo desta iniciativa.

Integrado nesta temática, estará também patente na Biblioteca Municipal a exposição de cartazes de cinema e de espectáculos de teatro que passaram pelo Cine-Teatro Municipal, e que actualmente fazem parte do espólio do Arquivo Histórico Municipal.

“Nelas por Vocação: 10 Conferências, 10 Convidados” pretende trazer para o espaço público, uma quinta-feira por mês, a discussão de grandes temas relacionados com a realidade, local e nacional, conduzida sempre por um convidado público, abrangendo desde a música a escultura; a literatura à pintura; a arquitectura à gastronomia; ou a investigação cientifica à religião. Nomes como, Bruno Nogueira; Alexandre Quintanilha, Vítor Sobral, Anselmo Borges, Sérgio Godinho, Leonel Vieira ou o Arquitecto Siza Vieira, virão a Nelas por Vocação ao conhecimento, ao pensamento critico, ao desenvolvimento de uma cultura cívica actual e inclusiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *