Cultura, Póvoa de Lanhoso

A Imprensa no Primeiro Liberalismo e a Imprensa em Democracia na Póvoa de Lanhoso

maria-da-fonte

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, no próximo dia 12 de novembro e no âmbito do ciclo de conferências “Maria da Fonte no seu e no nosso tempo”, uma iniciativa intitulada “Liberdade de Imprensa no Primeiro Liberalismo e nos dias de hoje”. Serão palestrantes Jorge Pedro Sousa, catedrático da Universidade Fernando Pessoa (Porto), e Pedro Bacelar de Vasconcelos, docente da Universidade do Minho (Braga).

“A comparação entre a liberdade de imprensa no liberalismo e nos dias de hoje é, de facto, um tema que nos leva a entender melhor como era a imprensa nos tempos da Revolução da Maria da Fonte. Estas conferências que vêm no seguimento da programação da comemoração dos 170 anos da Revolução têm como fim dar a entender de uma forma mais académica o quanto foi importante a revolta iniciada na Póvoa de Lanhoso para a história nacional”, refere o Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

A atividade tem início, às 16h30, no Núcleo Documental do município (Centro Interpretativo Maria da Fonte, no Largo António Lopes), com a abertura de uma exposição subordinada ao tema “Primórdios da imprensa nas Terras de Lanhoso”, altura em que será integrada no fundo daquele Núcleo uma coleção do jornal “A Póvoa de Lanhoso” e colocada online parte da coleção do jornal “A Maria da Fonte”, já tratada informaticamente.

Durante estas conferências, os palestrantes irão analisar as semelhanças e dissemelhanças entre o jornalismo e a liberdade de imprensa praticados em períodos tão distantes como os meados do século XIX e os inícios do século XXI. Desta forma, Jorge Pedro Sousa irá abordar “A Imprensa no Primeiro Liberalismo” e Pedro Bacelar de Vasconcelos irá focar-se n’“A Liberdade de Imprensa 40 anos depois do 25 de Abril”.

Estas conferências irão realizar-se no auditório do Centro Interpretativo da Maria da Fonte, a partir das 17h00. A entrada é gratuita.

Estes momentos integram o ciclo de conferências designado “Maria da Fonte no seu e no nosso tempo” promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em colaboração com os jornais Correio do Minho e Maria da Fonte para assinalar os 170 anos da Revolução do Minho (1846 – 2016).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *