Cultura, Guimarães

Lídia Jorge em Guimarães na edição de novembro da iniciativa “Escritor no Concelho”

Lídia Jorge at Café Nicola

A conhecida escritora Lídia Jorge é a convidada do penúltimo mês do ano para estar à conversa com Pedro Vieira, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, no próximo dia 10 de novembro, às 18 horas, na edição de novembro da iniciativa “Escritor no Concelho”, inserida no âmbito das comemorações dos 150 anos do Nascimento de Raul Brandão, que a Câmara Municipal de Guimarães está a promover até 2017.

Da sua vasta obra destacam-se os romances “O Dia dos Prodígios” (1980), “O Cais das Merendas” (1982), “Notícia da Cidade Silvestre” (1984), os dois últimos distinguidos com o Prémio Cidade de Lisboa, “A Costa dos Murmúrios” (1988), e “O Jardim sem Limites” (1995), distinguido com o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa.

“O Vale da Paixão” (1998) recebeu cinco prémios: Dom Dinis, Bordallo, Ficção do PEN Clube, Máxima de Literatura e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia – Escritor Europeu do Ano, tendo sido ainda finalista do International IMPAC Dublin Literary Award 2003. O seu romance “O Vento Assobiando nas Gruas” (2002) conquistou o Grande Prémio de Romance e Novela da APE e o Prémio Literário Correntes d’Escritas, e o romance “Combateremos a Sombra” o Prémio Charles Bisset (2008).

Pelo conjunto da sua obra, que se encontra traduzida em muitas línguas e países, foi vencedora do prestigiado prémio da Fundação Günter Grass, na Alemanha, ALBATROS (2006) e do Grande Prémio Sociedade Portuguesa de Autores – Millennium BCP. Em 2011, foi distinguida com o Prémio da Latinidade João Neves da Fontoura e, em 2013, a prestigiada revista francesa “Le Magazine Littéraire” incluiu Lídia Jorge entre “10 grandes vozes da literatura estrangeira”. Em 2014, recebeu o Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura e, em 2015, o Prémio Urbano Tavares Rodrigues e o Prémio Vergílio Ferreira.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *