Estarreja, Saúde, Sociedade

Único Prémio Nobel português da Medicina celebra 67 anos – Estarreja

Assinalando os 67 anos do único Prémio Nobel português da Medicina, a Câmara Municipal de Estarreja realiza uma sessão comemorativa onde será lançado o Catálogo da Casa Museu Egas Moniz e promovida uma conversa sobre “Egas Moniz na Investigação Científica e na Arte”, dinamizada pela Diretora da Casa Museu, Rosa Rodrigues. A iniciativa acontece esta quinta-feira, dia 27, pelas 21h00, na Casa Museu Egas Moniz, em Avanca. Terá a participação dos músicos Ricardo Antão (eufónio) e o Pedro Silva (saxofone).

A 27 de outubro de 1949, Egas Moniz era galardoado com o Prémio Nobel da Medicina, um acontecimento que fez história há 67 anos. É um dos nomes da medicina mundial e uma figura multifacetada. António Caetano de Abreu Freire Egas Moniz (Avanca, 29 de novembro de 1874 — Lisboa, 13 de dezembro de 1955) foi médico, neurologista, cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.

Um conjunto notável de descobertas científicas realizadas por Egas Moniz valeram-lhe a atribuição do Prémio Nobel da Medicina há 67 anos. Egas Moniz foi o primeiro português a ganhar um Nobel, no dia 27 de outubro de 1949, pela descoberta da leucotomia pré-frontal. Permanece ainda como o único Prémio Nobel português de ciência.

Intimamente relacionado com o percurso e a vida do investigador, a Casa Museu Egas Moniz, antiga Casa do Marinheiro onde o cientista nasceu, situada em Avanca, reúne um conjunto de coleções de arte que o casal Egas Moniz e a sua esposa Dona Elvira foram reunindo ao longo da vida.

 

“Percorrer estas salas é recordar um passado sereno que hoje desconhecemos, é sublimar na admiração destes quadros, a sentimentalidade estonteante da hora presente, é instruir-se, é educar-se é olhar sobranceiro a vida, de forma a divisar nela o que ela mais tem de encantador…”
Egas Moniz

 

Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.