Destaque, Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António integra XI Congresso das Cidades Iluministas

O município de Vila Real de Santo António, que assume atualmente a sede da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei), organiza, em parceria com o município da Covilhã, entre 13 e 15 de outubro, o XI Congresso Internacional da Aicei, cujo tema é «Conhecimento e Mercantilismo».

A comissão de honra do congresso, que terá lugar na cidade da Covilhã, é constituída, entre outras personalidades, pelo Presidente da República, Professor Dr. Marcelo Rebelo de Sousa; pelo ministro da Cultura, Dr. Luís de Castro Mendes; pelo secretário-geral da Aicei e presidente da autarquia de VRSA, Eng.º Luís Gomes, bem como pelo presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira.

Para Luís Gomes, secretário-geral da Aicei, «este evento permite a troca de experiências entre as várias cidades e entidades que melhor representam o espírito iluminista», das quais se destacam Barcelona, Valência, Ferrol, Es Castell, Cádiz, Vila Real de Santo António, Cartagena e Coimbra.

Esta edição do congresso terá como tema «Conhecimento e Mercantilismo» e contará, entre outros oradores, com a presença do professor Eduardo Horta Correia, um dos maiores especialistas nacionais no estudo da arquitetura iluminista, em particular da cidade de VRSA.

De acordo com Luís Gomes, que irá proceder à abertura dos trabalhos, com esta missão, Vila Real de Santo António reforça ainda mais a sua importância como cidade iluminista, estando empenhada em promover um debate amplo sobre os desafios que se colocam à regeneração urbana, tendo em vista a preservação arquitetónica».

Além do vasto programa, que contará com palestras, exposições, visitas, concertos, e recriações históricas, o congresso irá dar as boas vindas e formalizar as novas adesões à Aicei da Câmara Municipal de Lisboa, assim como as cidades convidadas de Nuevo Baztán (Catalunha) e La Carlota (Córdova).

Paris, Edimburgo e São Petersburgo são outras das metrópoles que, em breve, se poderão juntar à rede.

 

 

Sobre a Aicei 

A Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (Aicei) é uma associação sem fins lucrativos, de carácter internacional, que visa estabelecer uma rede de cooperação e de estudo entre as cidades e entidades membros, promovendo a valorização e a conservação do património herdado do «Século das Luzes». 

O município de Vila Real de Santo António acolhe, desde 2014, a sede da Aicei, procurando a promoção conjunta da importância económica e cultural das urbes que tiveram a sua fundação no período iluminista do século XVIII.

Recorde-se que o Centro Histórico de Vila Real de Santo António constitui, na atualidade, um dos melhores exemplos da arquitetura e do urbanismo do século XVIII, cuja importância levou à aprovação de um Plano de Salvaguarda do seu Núcleo Pombalino e à criação da primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) do país.

Através das suas atividades e congressos anuais, a Aicei destina-se a difundir o conhecimento e a proteção do património material e imaterial do século XVIII e a sua projeção e reflexo no século XXI, considerando que os seus valores são um elemento diferenciador para o progresso e o desenvolvimento socioeconómico.

Atualmente, a AICEI conta com 16 membros dos quais fazem parte cidades e entidades tais como Barcelona, Covilhã, Real Sítio de San Ildefonso/Segóvia, Almacelles, Ferrol, Universidade de Coimbra, Universidade de Lerida, Valência, Es Castell/Menorca, Cádiz, Cartagena, Vila Real de Santo António ou Guatemala.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *