Cultura, Reguengos de Monsaraz

Reguengos de Monsaraz dedica o mês de outubro à música

banda-sinfonica-da-psp

O Município de Reguengos de Monsaraz dedica o mês de outubro à música e vai apresentar um ciclo de concertos com início no primeiro minuto do mês, com um recital de piano e violino, por Mauro Dilema e Andreia Vaz, da Escola de Artes da Universidade de Évora. O primeiro concerto do Outubro Mês da Música realiza-se no dia 1 de outubro, às 00h, e decorre na sede da Reserva Dark Sky, em Cumeada, localidade do concelho de Reguengos de Monsaraz.

No dia 5 de outubro, dia das comemorações da implantação da República, pelas 17h, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições, atua o grupo de música popular portuguesa Cant’O Povo, composto por Pedro Zagalo (piano), Mário Caeiro (acordeão) e Silvie Ornelas (voz). A fusão do acordeão e do piano no acompanhamento da voz dá origem a uma sonoridade original, em que o fado e instrumentais da “World Music” adquirem uma nova dimensão.

No dia 8 de outubro, às 18h, na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz, será contado o conto “Mozart e a Flauta Mágica”, com a participação dos alunos do Conservatório Regional do Alto Alentejo. Pelas 21h30, o auditório municipal da cidade recebe um concerto com a Orquestra Típica Albicastrense.

Esta orquestra fundada há seis décadas é dirigida desde 1991 pelo Maestro Carlos Salvado e é composta por cerca de 50 elementos. O seu repertório é constituído pela mais expressiva música folclórica da Beira Baixa, como as modas de lazer, de folgar, de trabalho e romarias. Os trajes dos seus instrumentistas são cópias fiéis do maioral de Castelo Branco, para os homens, e fatos domingueiros de Malpica do Tejo para as mulheres. Os fatos do coral (homens e mulheres) são igualmente cópias fiéis, alguns mesmo originais, dos que se usavam nas Freguesias de Malpica do Tejo, Louriçal, Alcains, Monsanto da Beira, Paul, zona serrana e do pinhal.

No dia 15 de outubro, às 21h30, o Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições recebe um Tributo aos Queen. A banda e o coro polifónico da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense apresentam-se em concerto com o grupo One Vision, partilhando experiências musicais em que serão recordados alguns dos mais emblemáticos temas da banda britânica de rock que foi liderada por Freddie Mercury até ao ano da sua morte.  Na primeira parte do espetáculo, a banda filarmónica vai executar alguns temas do repertório para orquestra de sopros, e na segunda vai juntar-se ao grupo One Vision e ao coro polifónico para interpretarem as músicas dos Queen.

No dia 21 de outubro, às 21h30, o ciclo de concertos vai receber a Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública, no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. No dia seguinte, pelas 18h, na biblioteca municipal, será apresentada a peça de teatro “O Flautista de Hamelin”, com interpretações musicais de Hugo Sofio e Manuel Galhanas.

No auditório municipal, as 21h30, o Cante alentejano vai encerrar o Outubro Mês da Música, num espetáculo intitulado “O Grupo na Cidade”. Em palco vai estar o Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz, acompanhado por Pedro Mestre, músico que canta há duas décadas a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *