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Reguengos de Monsaraz aderiu à Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo

cante-alentejano

O Município de Reguengos de Monsaraz aprovou no dia 29 de setembro a adesão à Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo. Reguengos de Monsaraz é um dos primeiros municípios do Alentejo a aderir à agência de promoção turística, após a aprovação da proposta, por unanimidade, no dia 14 de setembro na Reunião de Câmara e ontem pela Assembleia Municipal.

Esta entidade foi uma das principais parceiras da Cidade Europeia do Vinho 2015, distinção que foi atribuída a Reguengos de Monsaraz pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, tendo apoiado a autarquia na divulgação do evento nos mercados externos. Com o contributo da agência de promoção, os vinhos produzidos em Reguengos de Monsaraz foram promovidos em várias feiras internacionais, como a FITUR (Madrid), a ITB (Berlim), a ABAV (São Paulo) e a World Travel Market (Londres), mas também em representações diplomáticas no exterior e com jornalistas estrangeiros especializados em enoturismo que realizaram reportagens sobre o concelho e a Cidade Europeia do Vinho 2015.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, considera que “através desta parceria, para além do sector do vinho, vamos também divulgar nos mercados internacionais as potencialidades turísticas do concelho, como a vila medieval de Monsaraz, o Grande Lago Alqueva, o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval e todo o artesanato da região, a gastronomia e as dezenas de unidades de alojamento que somam 650 camas turísticas, os mais de 150 monumentos megalíticos, entre outras”.

Vitor Silva, Presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, expressou a sua satisfação, afirmando: “Saúdo a adesão do Município de Reguengos de Monsaraz à Agência de Promoção Turística do Alentejo, entidade responsável pela promoção da região nos mercados externos. Com esta adesão, os ativos turísticos do concelho serão alvo de uma atenção especial nas ações de divulgação externa da região, nomeadamente no que concerne à realização de visitas de imprensa e de operadores turísticos, assim como o Município passa a ter uma participação nas diferentes iniciativas promovidas pela Agência. O trabalho que vem sendo efetuado na internacionalização do concelho de Reguengos de Monsaraz, em áreas tão diversas como o turismo e património, de que se destaca a vila medieval de Monsaraz, as atividades ligadas à Albufeira de Alqueva e o setor agrícola, sobretudo no que respeita aos vinhos e azeites, passam a ser alvo de uma promoção concertada e valorizadora dos recursos do concelho, atraindo para ele novas oportunidades de negócio”.

A Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo é constituída por entidades públicas regionais e empresas do sector do turismo. Esta entidade tem como objetivo a promoção turística do Alentejo como destino turístico em todos os mercados externos, bem como a informação e o apoio aos turistas.

A agência de promoção regional participa nos principais certames turísticos, efetua campanhas publicitárias da marca Alentejo, organiza visitas com jornalistas e de prospeção e de familiarização com operadores turísticos. A sua atividade integra também a realização de workshops e roadshows com empresas, identifica e promove novas oportunidades de negócio, monitoriza a atividade turística na região ao nível dos mercados externos e é responsável pelos suportes promocionais do destino e das empresas.

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