Évora, Saúde

Início da dinamização do Plano Local de Saúde de Évora

anexo_dsc_0008-2

No passado dia 28 de Setembro decorreu o encontro que marcou o início da dinamização do Plano Local de Saúde do Município de Évora. Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Évora, pela Administração Regional de Saúde do Alentejo e pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central.

O encontro contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, André Espenica em representação da Presidente do Conselho da CIMAC, do Presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Alentejo, José Robalo e da Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central, Laurência Gemito.

Foram convidados a partilhar os seus pensamentos sobre estratégias e planos locais de saúde Constantino Sakellarides da Escola Nacional de Saúde e Rui Portugal, Diretor Executivo do Plano Nacional de Saúde, pela Direcção-Geral de Saúde.

Para além disso, foram apresentadas atividades já realizadas em promoção de estilos de vida saudáveis pela Câmara Municipal de Évora e as Estratégias e Planos Locais de Saúde de Cascais e Amadora.

O encontrou fechou com um debate, contanto com representantes de diversas Instituições de Évora, sobre a forma de dinamizar o futuro Plano Local de Saúde da cidade. Metodologias, solidificar parcerias, identificar lacunas, proposta de grupos de trabalho, potenciar boas práticas, elaborar estratégias, promover saúde, comunicar melhor, foram temas discutidos neste debate.

Foi lançado o repto para que outras Instituições (IPSS, ONGs, entre outras) se juntem à dinamização deste Plano Local de Saúde, com o objetivo de alargar a rede de parceiros envolvidos, realizando-se, em breve, outro encontro de trabalho.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *