Albergaria-a-Velha, Sociedade

Começaram as obras de requalificação do Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha

safe_image

Já começou a primeira fase da requalificação do Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha. A obra, adjudicada por 1 414 313,14 euros, vem dar outra dignidade e condições a feirantes e visitantes, permitindo ainda atrair um público mais jovem, interessado em produtos endógenos e de qualidade.

A intervenção no Mercado Municipal irá implicar alterações nos espaços de venda, nomeadamente, a passagem temporária de algumas bancas para zonas limítrofes. Durante a primeira fase da obra, o mercado de frescos estará instalado junto ao Bairro das Lameirinhas, numa tenda que responde às exigências de higiene e segurança alimentar. Junto da tenda funcionarão também as bancas de utilidades e de produtos para o lar, num espaço aberto. No edifício do Mercado Municipal serão mantidas as bancas de peixaria e talho. Na área adjacente à Praça Dr. António Albuquerque de Pinho, permanece a área dedicada a vestuário, calçado e outros produtos têxteis.

A nova disposição dos espaços de venda é implementada a partir de amanhã, sábado, dia 1 de outubro. Na quarta-feira, feriado nacional de 5 de outubro, o mercado estará aberto. A primeira fase da intervenção tem um prazo previsto de 196 dias.

A requalificação do Mercado Municipal de Albergaria-a-Velha, que vai decorrer em três fases, foi adjudicada à empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A. e o contrato já foi visado pelo Tribunal de Contas. O projeto foi realizado pelo arquiteto Luís Tavares Pereira, do gabinete [A] ainda arquitetura, e respeita o projeto original do arquiteto Jorge Gigante, datado do princípio da década de 1970.

A “Praça” que irá nascer pretende criar uma nova centralidade, com outras valências, como uma praça de alimentação e um espaço multifunções, que pode albergar pequenos eventos. A zona das bancas dos atuais feirantes será isolada por paredes de vidro e todo o recinto será coberto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *