Melgaço, Turismo

O turismo de natureza vai ser apreciado em Melgaço

pegada-zero

Melgaço realiza pela primeira vez um evento em volta do Turismo de Natureza. ‘Pegada Zero – I Jornadas de Turismo de Natureza – PNPG – Melgaço 2016’, acontece entre 20 e 23 de outubro e contempla várias atividades que permitirão conhecer a região, as suas gentes e costumes.

Situado na Área Protegida mais importante de Portugal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, e integrado na Reserva Mundial da Biosfera, Melgaço é uma terra que celebra a vida e tudo o que ela tem de bom para o corpo e para o espírito. Porta de Lamas de Mouro, pela sua contextualização, assim como pela existência de espaços, infraestruturas e equipamentos de apoio (Parque de Merendas; Auditório; Salas para Workshops; Espaços expositivos; Centro de BTT, entre outros) que permitem a realização de múltiplas atividades, foi o local escolhido para o evento.

Pretende-se com esta iniciativa criar um evento em Melgaço sobre a temática do ‘Turismo de Natureza’, destacando as potencialidades do concelho nesta vertente e a envolvência de todos os agentes que atuam na região: Empresas de Animação, Restauração, Alojamento, Comunidade local, entre outras; mas também com o objetivo de se desenvolverem ações de sensibilização sobre a conservação da natureza, junto das comunidades intervenientes, assim como criar ou reforçar a relação das mesmas com o serviço.

Do programa constam várias atividades e ações, tais como rafting, canyoning, percursos pedestres, provas de alvarinho, passeio de jipe, percursos de BTT, batismo hípico, primitive race, arvorismo, slide, rappel, escalada e para os mais curiosos a possibilidade de observarem as Cabras Montês, uma espécie rara em Portugal, existindo apenas na Serra do Gerês e na Serra Amarela. O evento oferece ainda a possibilidade de se participar em workshops: ‘Plantas e sabores’ (uso de plantas aromáticas/medicinais da região), ‘ Fotografia de Natureza’* e ‘ Workshop de Pão Castrejo’; no colóquio ‘Rios e Montanha, Aventura e Segurança’*. Os mais novos (a partir dos seis anos) também serão contemplados, com diversas atividades educativas a decorrerem durante as oficinas temáticas.

Os dias 20 e 21 de outubro são reservados a profissionais do setor, tendo os restantes dias um programa aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas aqui, até ao dia 20 de outubro, onde também é possível saber os custos de participação nas diversas atividades.

Durante o evento será possível conhecer o nosso concelho: Melgaço ostenta paisagens com características bastante distintas que encantam quem visita, uma descoberta à parte!

MELGAÇO, O MUNICÍPIO MAIS A NORTE DE PORTUGAL!
O município de Melgaço é limitado a norte e leste pela região da Galiza, confronta com o Rio Minho e está inserido numa importante região montanhosa, cujos valores patrimoniais e ambientais são referência reconhecida internacionalmente. Região verdejante, tipicamente Minhota, de forte e fértil vegetação, onde se fabrica uma das mais sublimes castas de vinho verde, o famoso Alvarinho, Melgaço orgulha-se do seu bonito património histórico, cultural e arquitetónico, inserido no maravilhoso Parque Nacional da Peneda-Gerês. É uma terra rica em tradições, histórias, lendas e testemunhos de vivências passadas e detentor de uma rica e saborosa gastronomia.
A sua beleza natural, o clima, o património histórico e a gastronomia, são alguns dos motivos pelos quais muitos escolhem Melgaço para descansar, o Município Mais a Norte de Portugal!

*Programa disponível em breve.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *