Espinho, Sociedade

Fórum de Esmojães em Espinho acolhe coletividades

img_0293_resize

O Presidente da Câmara Municipal de Espinho presidiu este domingo à sessão solene de inauguração do Fórum de Esmojães que funciona na antiga escola centenária atribuída para uso e atividade do Rancho Folclórico Nª Srª dos Altos Céus e da Novasemente Grupo Desportivo.

Os presidentes da direção destas duas coletividades relevantes da freguesia de Anta, respectivamente Mário Silva e Norberto Moreira evocaram a memória de todos quantos trabalharam e se dedicaram ao desenvolvimento destas instituições e agradeceram à Câmara Municipal de Espinho e ao seu Presidente Pinto Moreira o cumprimento da promessa e da palavra dada.

Dirigindo-se ao povo de Anta que se associou a este ato nas instalações da antiga escola requalificada e adaptada para acolher as atividades do Rancho e da Novasemente, Pinto Moreira justificou a atribuição deste espaço que é da comunidade e que se identifica com várias gerações que ali aprenderam a ler e a escrever.

O Presidente da Câmara considera que todo o património escolar desativado deve ser posto ao serviço das pessoas, das associações e coletividades e deve constituir um arquivo vivo e dinâmico da nossa memória coletiva e da nossa identidade.

Pinto Moreira nomeou com emoção o trabalho e a dedicação de duas figuras já falecidas ligadas ao Rancho Folclórico Nª Srª dos Altos Céus e à Novasemente G.D..

O autarca deixou palavras de gratidão e reconhecimento a título póstumo a Vicente Alves Pinto, fundador do rancho e a Alberto Monteiro, primeiro presidente da direção da Novasemente G.D.

Durante a cerimónia foi prestada homenagem a pessoas que dedicaram muito da sua vida com generosidade e empenho ao Rancho Folclórico Nossa Senhora dos Altos Céus. A título póstumo foi atribuída ao fundador, já falecido, Vicente Alves Pinto o título de Presidente Honorário, distinção recebida pela esposa Rosa Milheiro. O diploma de reconhecimento e mérito foi entregue pelo Vice-presidente da Câmara, Vicente Pinto e Presidente da Assembleia Geral do Rancho Folcórico ao Presidente da Direção, Mário Silva. A medalha de 25 anos de associada foi entregue a Elisa Alves do Couto e Silva.

Também a Novasemente Grupo Desportivo agradeceu e reconheceu os membros da secção de futebol popular que graciosamente trabalharam na requalificação do espaço atribuído à colectividade: Américo Simões, Paulo Fonseca,Vitor Cruz, José Vitorino, Igor Silva, José Sá, Márcio Rocha e Tiago Paiva.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *