Cultura, Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis junta este domingo 400 músicos em palco para tocar o hino nacional

primage_17179

Quatrocentos músicos de seis bandas filarmónicas vão tocar a uma só voz este domingo no Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis, anunciou a organização do evento.

A iniciativa vai juntar pela primeira vez, num só evento, as seis bandas do município naquilo que se pode considerar um momento “inédito” e “histórico”.
“Esta é a primeira iniciativa a juntar todas as bandas do concelho, uma velha aspiração dos seus dirigentes”, afirma o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, prometendo que “será um dia inesquecível, tanto para as pessoas que assistirem aos concertos como para as centenas de executantes”.

“Será uma ocasião única de termos centenas de músicos a tocar juntos em palco”, disse o autarca considerando o encontro “um exemplo de união” e a demonstração da “força do movimento associativo e da expressão que a música tem no concelho”.

A importância da música para o município representou, nos últimos seis anos, um investimento de 200 mil euros por parte da autarquia.
Segundo o presidente da Câmara “as seis bandas têm um papel insubstituível na cultura musical do concelho e este encontro ficará na memória de todos como sendo o primeiro de outros”. Essa é também a vontade do presidente da Banda do Pinheiro da Bemposta, José Rodrigues, e do vereador Isidro Figueiredo que já anteriormente se manifestaram a favor da continuidade do evento.

“É um privilégio organizarmos este I Encontro que proporcionará ao público uma excelente tarde de música”, afirma José Rodrigues, da banda do Pinheiro da Bemposta, a quem foi atribuída a organização do evento.

A iniciativa inclui, da parte da manhã, um desfile das filarmónicas pela zona pedonal da cidade de Oliveira de Azeméis e, à tarde, no pavilhão da União Desportiva Oliveirense, o concerto com execução musical de cada banda.

O I Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis terminará com a execução conjunta de duas peças, uma delas o hino nacional, reunindo no mesmo palco 400 músicos.

O evento conta com a participação da Sociedade Filarmónica Cucujanense e das Bandas de Música do Pinheiro da Bemposta, Fajões, Santiago de Riba Ul, Loureiro e Carregosa.

Com data anual fixa para o dia 10 de junho, Dia de Portugal, o encontro realiza-se este ano excecionalmente em setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *