Destaque, Educação, Oliveira de Azeméis

Oliveira de Azeméis orgulha-se do seu parque escolar no arranque de um novo ano

primage_17170

O município de Oliveira de Azeméis tem “um parque escolar do qual se orgulha” e “as parcerias são essenciais para se resolver alguns problemas”, afirmou o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, durante a visita que fez a algumas escolas do concelho para assinalar o arranque do novo ano letivo.

O autarca, acompanhado do vereador da educação, Isidro Figueiredo, não se cansou de elogiar a política de parcerias com as juntas de freguesia, associações de pais e agrupamentos de escolas que permitem potenciar sinergias.

“Quando estamos todos do mesmo lado é possível concretizar sonhos e transformar dificuldades em oportunidades, melhorando e requalificando as nossas escolas”, disse o autarca aos vários responsáveis das escolas EB1 de Casalmarinho, Ponte, Outeiro, Selores, Travanca, Alumieira e jardim-de-infância do Tapado onde a autarquia procedeu à requalificação das instalações e entregou hits escolares.

A Câmara Municipal investiu 350 mil euros na melhoria de 10 edifícios escolares mas o investimento na educação não se ficou pelas obras. A autarquia gastou mais 40 mil euros na oferta de kits escolares e mais 130 mil euros na oferta de manuais escolares aos alunos do 1º ciclo do concelho.
Um investimento superior a meio milhão de euros que leva Hermínio Loureiro a dizer que “vale a pena continuar a investir na educação porque estamos, desta forma, a preparar o futuro e a assegurar a competitividade do município”.

“Estamos a apostar nas novas gerações e a preparar as crianças para um futuro melhor”, refere, anunciando que os investimentos vão continuar com três milhões de euros que serão aplicados, em partes iguais, na requalificação das escolas básicas e secundárias de Fajões e Cucujães, ao abrigo do Portugal 2020.
A intervenção no parque escolar tem contado com o apoio “inexcedível” das juntas de freguesia e das associações de pais na procura de soluções que permitam às crianças ter sucesso escolar e ser felizes.

“Apostamos no crescimento e na competitividade do concelho e isso só se consegue com o sucesso educativo”, diz Hermínio Loureiro para quem o ano escolar iniciou-se com “tranquilidade”.

Segundo o autarca, a tarefa do município seria mais difícil sem parcerias. “É neste registo de proximidade e de envolvimento que temos vindo a trabalhar e continuaremos a fazê-lo”, diz.

“Compete à Câmara Municipal criar condições para os alunos ter sucesso escolar mas é muito importante que se aposte nas parcerias e neste aspeto tanto as associações de pais como as juntas de freguesia só têm dado bons exemplos dessa colaboração”, reforça.

O esforço feito na melhoria do parque escolar e a colaboração tripartida entre autarquia, juntas de freguesia e associações de pais atravessaram as intervenções feitas por Hermínio Loureiro e pelo vereador da educação, Isidro Figueiredo, nas visitas que efetuaram às escolas e que assinalaram a abertura do ano letivo 2016-2017.

O plano de visitas incluiu ainda a Obra Social de S. Martinho da Gândara e o Patronato de Santo António, na freguesia do Pinheiro da Bemposta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *