Elvas, Sociedade, Turismo

Milhares de pessoas fizeram trajeto da Sé até à Piedade em Elvas

unnamed
Milhares de pessoas voltaram a fazer da Procissão dos Pendões uma impressionante manifestação religiosa, na tarde desta terça-feira 20, num cortejo que se estendeu por mais de dois quilómetros entre a Igreja da Sé, na Praça da República, e o Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, numa procissão em que apenas desfilam os pendões, tendo o pendão do Município de Elvas sido acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, e vice-presidente Manuel Valério.

Muitos foram os fiéis, de dentro e fora do concelho, que marcaram presença neste enorme cortejo religioso, marcado pelo cumprimento de promessas de muitos dos que acompanham esta celebração, como se vê pelo enorme mar de velas e pessoas que participam anualmente.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país, a maior a sul do Tejo, e o programa dos festejos inclui cerimónias religiosas, sendo o ponto alto a Procissão dos Pendões, que foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. José Alves.

A organização das festas e da feira está a cargo da Confraria do Senhor Jesus da Piedade, com a colaboração da Câmara Municipal de Elvas, que promove a Feira de São Mateus, uma mostra de atividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, artesanato, venda de produtos regionais, instituições e zona de espetáculos.
Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *