Desporto, Estarreja

2ª BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos em Estarreja

el9a4768s

1400 participantes vão (re)descobrir os Percursos BioRia numa prova muito original, que acontece este sábado, dia 24 de setembro de 2016, a partir das 15h30.

Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja, a BioRace Challenge – Corrida de Obstáculos é caso único em Portugal, não só por ocorrer numa zona natural belíssima e com um ecossistema extraordinário, o Baixo Vouga Lagunar, conhecido por ser um paraíso natural, mas também por conseguir atrair quase um milhar e meio de participantes, vindos de todo o país, triplicando o número de inscritos relativamente à primeira edição.

“Enfrenta a força da natureza” é o desafio da BioRace Challenge, que tira partido de barreiras naturais, como linhas de água ou desníveis de terreno, uma vez que os 10 kms de corrida são condimentados com dezenas de obstáculos sejam eles inatos ou trabalhados pela mão humana com recurso a fardos de palha, cordas, troncos, redes, pneus e tantos outros. A organização da prova promete surpreender os corajosos numa edição inesquecível da BioRace.

Tendo como cenário a beleza do BioRia, o bocage que recorta a paisagem, os arrozais, os caniçais, a Ria de Aveiro e as linhas de água doce sempre presentes, o contacto direto com a natureza é, sem dúvida, uma das experiências que os participantes mais valorizam nesta divertida corrida.

 

Prova amiga do ambiente

Sem desperdícios e com respeito pelo meio ambiente, a BioRace assume alguns princípios fundamentais: reutilizar, defender e respeitar o ecossistema.

Ficam alguns exemplos: removidas árvores infestantes exóticas (130 pés de erva das pampas e acácias) – promovendo o desenvolvimento de espécies autóctones tão importantes para a defesa das margens e da biodiversidade local -, limpeza de vegetação ao longo de 4km de acessos a terrenos agrícola, limpeza e desobstrução de valas ao longo de 800 metros, reutilização de materiais na construção de obstáculos tais como redes de pesca de arrasto que se encontravam em lixeiras, troncos de árvores proveniente de zonas ardidas, pneus recolhidos em ações de recolha de lixo.

O evento constitui uma excelente jornada de promoção do BioRia, aliando a valorização e a defesa do património natural do concelho à prática desportiva, sendo de salientar que os 8 Percursos BioRia ao longo dos seus 50kms têm excelentes condições para o exercício físico e para o lazer.

A prova mais aguardada do ano tem início às 15h30 com partidas sequenciais por grupos até às 17h30. O ponto de encontro será no CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, junto ao Cais do Esteiro de Salreu.

 

De comboio até à BioRace. Parceria com a CP permite viajar a preços mais vantajosos

Sem trânsito nem procura de estacionamento, a chegada à BioRace é garantida por apenas 2€ (ida e volta). Este é o valor do Bilhete Especial que a CP está a oferecer aos que preferirem viajar de comboio, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Estarreja e a CP. A promoção é válida nos comboios urbanos do Porto, nos dias 23 e 24 de setembro, com destino a Estarreja ou Salreu.

A CP oferece ainda aos passageiros um desconto de 30% nas viagens de longo curso nos comboios intercidades e regionais. Para usufruir destas ofertas é aconselhável a compra antecipada do bilhete. O Apeadeiro de Salreu situa-se a 700m do Esteiro de Salreu e do CIA – Centro de Interpretação Ambiental do BioRia onde será feita a receção dos participantes.

Consulte aqui as ofertas CP para a BioRace

 

:: + info

Ponto de receção/ Local de partida
Centro de Interpretação Ambiental (CIA) do BioRia, Salreu
Coordenadas GPS 40.732173, -8.568267

 

Horário 15h30
Material de apoio
1ª BioRace Vídeo | Galeria de imagens

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *