Destaque, Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Comemorações do Dia do Concelho 2016 no próximo dia 25 de setembro

foto-de-arquivo-dia-do-concelho-2015

A Póvoa de Lanhoso prepara-se para assinalar os 724 anos do Concelho no próximo dia 25 de setembro. Toda a população está convidada a participar nos diferentes momentos que constituem o programa deste ano.

Trata-se de um momento importante de celebração e de coesão territorial. “Ao assinalar esta data, que corresponde ao momento histórico em que o Rei D. Dinis entregou a carta do foral às gentes de Lanhoso, é nosso objetivo recordar a nossa história, valorizar a nossa identidade, apresentar as realizações do presente e apontar caminhos para o futuro”, sintetiza o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista.

O programa engloba uma homenagem à heroína da Póvoa de Lanhoso, pelas 10h30, na Praça Eng. Armando Rodrigues, na Vila, e a sessão solene evocativa do Dia do Concelho, com homenagens a individualidades (Belmiro Oliveira, António Lourenço e Emídio Guerreiro) e a nove funcionários da autarquia, com 10, 20 e 30 anos de serviço, pelas 11h30, no Theatro Club. A II Feira Tradicional Maria da Fonte, nos dias 24 e 25 de setembro, na Praça Eng. Armando Rodrigues, é outra das propostas. O desfile de encerramento está marcado para as 19h00.

Afirmação da identidade do concelho

O Dia do Concelho assinala-se pelo sétimo ano consecutivo. A data escolhida representa o nascimento do concelho, há 724 anos, já que, a 25 de setembro de 1292, o rei D. Dinis, em Coimbra, outorgou Carta de Foral aos Povoenses de então e aos que viriam a seguir.

Olhar o passado, o presente e o futuro são objetivos assim como contribuir para que as novas gerações sintam a sua identidade, valorizem o esforço dos seus antepassados e mantenham vivo o amor a esta terra.

Trata-se ainda de uma oportunidade para homenagear quem tem contribuído para o desenvolvimento social, económico, cultural ou desportivo da Póvoa de Lanhoso, reconhecendo o trabalho desenvolvido nas mais variadas áreas, que conduz à afirmação do nosso concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *