Loures, Sociedade, Turismo

Feira Setecentista, em Santo Antão do Tojal, Loures

Santo Antão do Tojal, localidade conhecida pelo seu importante património Barroco, vai ser palco de uma reconstituição histórica que revive mais uma edição da Feira Setecentista e do Desfile Etnográfico, nos dias 24 e 25 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

No sábado, pelas 14 horas, os vendedores vão abrir a Feira na Praça Monumental de Santo Antão, onde o visitante poderá adquirir vários produtos e divertir-se em momentos de animação e jogos tradicionais. Consta de uma recriação do século XVIII com bancas para exposição, entre outros, de artesanato, criação (animais), doçaria e enchidos.

Às 21 horas, terá início o Cortejo Noturno, entre São Julião do Tojal e o Largo da Fonte Monumental em Santo Antão. O desfile será composto por centenas de figurantes – população local trajando a rigor vestuário da época, entre os quais, as classes de nobres, clero secular, guarda, clero regular e povo, bem como por escolta a cavalo, coche com a família real (D. João V), carroças, gaiteiros e a figura do 1º Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. No final, decorrerá a bênção dos sinos com destino ao Convento de Mafra.

No domingo, a animação vai começar às 10h30 com pregões, seguindo-se uma visita animada ao Palácio dos Arcebispos. Pelas 20 horas, haverá um churrasco popular.

Esta reconstituição histórica é promovida pela Câmara Municipal de Loures e pela União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.

 

Programa completo da iniciativa em:

https://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=2211

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *