Loures, Sociedade, Turismo

Feira Setecentista, em Santo Antão do Tojal, Loures

feira-setecentista

Santo Antão do Tojal, localidade conhecida pelo seu importante património Barroco, vai ser palco de uma reconstituição histórica que revive mais uma edição da Feira Setecentista e do Desfile Etnográfico, nos dias 24 e 25 de setembro, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo.

No sábado, pelas 14 horas, os vendedores vão abrir a Feira na Praça Monumental de Santo Antão, onde o visitante poderá adquirir vários produtos e divertir-se em momentos de animação e jogos tradicionais. Consta de uma recriação do século XVIII com bancas para exposição, entre outros, de artesanato, criação (animais), doçaria e enchidos.

Às 21 horas, terá início o Cortejo Noturno, entre São Julião do Tojal e o Largo da Fonte Monumental em Santo Antão. O desfile será composto por centenas de figurantes – população local trajando a rigor vestuário da época, entre os quais, as classes de nobres, clero secular, guarda, clero regular e povo, bem como por escolta a cavalo, coche com a família real (D. João V), carroças, gaiteiros e a figura do 1º Patriarca de Lisboa, D. Tomás de Almeida. No final, decorrerá a bênção dos sinos com destino ao Convento de Mafra.

No domingo, a animação vai começar às 10h30 com pregões, seguindo-se uma visita animada ao Palácio dos Arcebispos. Pelas 20 horas, haverá um churrasco popular.

Esta reconstituição histórica é promovida pela Câmara Municipal de Loures e pela União das Freguesias de Santo Antão e São Julião do Tojal.

 

Programa completo da iniciativa em:

https://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=2211

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *