Celorico de Basto, Educação

Em Celorico de Basto vales de Escalão A e Escalão B estão a ser entregues durante o mês de setembro

_dsc2218

O arranque do novo ano letivo conta com a Câmara Municipal de Celorico de Basto no apoio ao ensino. Como habitualmente, a autarquia apoia, em várias vertentes, o ano escolar que agora inicia, com destaque para a oferta de vales aos alunos do primeiro ciclo de ensino para aquisição dos manuais escolares.

“O município atuará sempre, no sentido de proporcionar as melhores condições de ensino e de aprendizagem às crianças e aos nossos jovens” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “Percebemos que muitos agregados familiares têm algumas dificuldades financeiras no início do ano letivo, as despesas em material e livros escolares são consideráveis, por isso, mantemos as políticas de apoio anteriormente instituídas. Trabalhamos por forma a facilitar o regresso às aulas e sobretudo, permitir que os alunos tenham as melhores condições para atingir os melhores resultados” disse.

Joaquim Mota e Silva ressalvou a necessidade de políticas que privilegiem a educação. “Enquanto executivo municipal temos que atuar no sentido de valorizar os vários setores de desenvolvimento mas a educação e a ação social são áreas que merecem especial atenção. Não podemos descurar a educação dos jovens, dada nas melhores condições, porque são o futuro e o futuro será mais risonho se estiverem melhor preparados”.

De facto, a Câmara Municipal, através dos serviços de Ação Social e Saúde, mantém as políticas de apoio ao ensino ao proporcionar às crianças do 1º ciclo as melhores condições de aprendizagem. Durante o mês de setembro estes serviços estarão a entregar vales com o valor total dos livros aos alunos que auferirem de escalão A e vales com metade desse valor aos alunos com escalão B tendo em conta o abono de família ou o escalão atribuído pela escola.

Estes vales serão levantados, em troca dos manuais escolares, em livrarias locais, imprimindo também, maior dinamismo no comércio local.

Paralelamente a este apoio, a autarquia de Celorico de Basto apoia o ensino em outras vertentes assegurando, por exemplo, o fornecimento das refeições, o transporte para todos e um leque de atividades de complemento educativo e extracurricular com o intuito de apetrechar da melhor forma as crianças para um futuro promissor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *