Albergaria-a-Velha, Cultura

“Da Ficção Científica e da Ciência Fictícia” em debate na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha

image14728266568651

Integrada na  III Mostra  de Ficção Científica e Fantasia, a Biblioteca Municipal recebe no sábado, dia 17, pelas 16h00, a conferência “Da Ficção Científica e da Ciência Fictícia”, com Álvaro de Sousa Holstein e José Manuel Morais. A entrada é gratuita.

Os autores prometem uma conversa sobre a ténue linha que separa a ficção científica e a ciência, recordando que muitas vezes é a ciência a imitar a ficção, pois esta conseguiu prever ou antecipar muito utensílios ou objetos do nosso quotidiano, entretanto tornados banais. Álvaro de Sousa Holstein e José Manuel Morais são autores da “Bibliografia da Ficção Científica e Fantasia Portuguesa”, de 1993.

É precisamente essa a temática da III Mostra de Ficção Científica e Fantasia, uma exposição bibliográfica que mostra como alguns dos mais importantes autores nacionais abordaram o género. Desde os contos tradicionais portugueses, até aos “Contos Fantásticos” de Teófilo Braga, passando por António José da Silva, Fialho de Almeida, Mário-Henrique Leiria, Branquinho da Fonseca, Mário Zambujal, Natália Correia e Luísa Ducla Soares, todos abordaram, de forma mais ou menos explícita, a literatura de ficção científica e fantasia.

A exposição está organizada por temas abordados, tendências e “contacto com os Outros”. De acordo com o dinamizador da Mostra, Álvaro Sousa Holstein, pretende-se dar uma panorâmica do que aconteceu em Portugal nos campos da ficção científica e fantasia, desde as obras mais antigas, até às coleções de referência, passando pelas antologias incontornáveis, pelas referências internacionais e pelas influências que nos chegaram através da língua castelhana.

“A ideia é dar uma visão bem diferente das anteriores, fragmentando a ‘história da ficção científica e fantasia nacional’ através da apresentação, não cronológica ou editorial, mas agrupada por ‘momentos’”, explicou Sousa Holstein. A Mostra encerra um ciclo de exposições sobre a importância e divulgação deste género, que tem cativado públicos em todo o mundo e tem servido de inspiração para outras artes, como o cinema ou a pintura. A III Mostra de Ficção Científica e Fantasia pode ser visitada até ao dia 30 de setembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *