Albergaria-a-Velha, Educação

Início do ano letivo em Albergaria-a-Velha com o mesmo número de alunos

accao_social

Uma nova sala em Valmaior, mais computadores nas salas de aula e alargamento da Ação Social Escolar são algumas das novidades na abertura do ano escolar em Albergaria-a-Velha. O período letivo 2016/2017 começou pela primeira vez para um número significativo de crianças, que estão inscritas no 1.º ano. Ao todo são 225 alunos, mais 16,5 por cento em relação ao ano anterior.

São milhares as crianças e os jovens que começam hoje o novo ano letivo, na rede pública e na rede solidária e privada, no ensino vocacional, profissional e artístico. São cerca de 4000 os alunos a estudar em Albergaria-a-Velha, desde o pré-escolar até ao 12.º ano.

O Município tem a seu cargo a rede pública do ensino pré-escolar, que começa nos três anos de idade, e o 1.º Ciclo do Ensino Básico, que vai até aos dez anos de idade. O pré-escolar abre com 18 salas de aulas, enquanto o 1.º CEB abre com 47 salas, uma a mais em relação ao ano passado. A Escola de Santo António, em Valmaior, ficou com uma nova turma do 1.º ano, com 12 alunos, que agora vão ter 16 colegas do 2.º ano e 14 do pré-escolar.

A rede pública no Concelho de Albergaria está dividida em dois agrupamentos, Albergaria-a-Velha (oito estabelecimentos no pré-escolar e oito no 1.º CEB) e Branca (seis no pré-escolar e seis no 1. CEB). São 252 crianças nos jardins de infância e 663 no 1.º Ciclo, precisamente o mesmo número de alunos inscritos no ano passado: 915.

Compete à Câmara Municipal a gestão dos transportes escolares e do parque escolar, a Ação Social Escolar, que engloba a alimentação e a atribuição de auxílios económicos às famílias, bem como a contratação de auxiliares de educação. A Autarquia, em parceria com as Juntas de Freguesia, procedeu durante o verão à reparação e manutenção das escolas, de forma a garantir melhores condições de ensino. Vai também proceder à distribuição e substituição de computadores em 25 das 47 salas do 1.º CEB.

No que se refere à Ação Social Escolar, depois de um aumento de 40 por cento realizado no início do ano de 2016, a Câmara Municipal prevê aumentar ainda este valor no início de 2017. No conjunto, disponibiliza 1 088 150 euros, sendo 498 100 euros na Ação Social, sobretudo refeições escolares para o 1.º CEB e Pré-Escolar, e 265 000 em transportes escolares. O restante é investido em conservação e reparação de instalações, mobiliário, transferências para Agrupamentos de Escolas e Associações, prémios de mérito escolar e aquisição de equipamento informático.

Com a aprovação dos documentos previsionais para 2016, O Município de Albergaria-a-Velha, na Educação, realizou um aumento de verbas em 38 por cento, face a 2015, e de 11 por cento na Ação Social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *