Cultura, Destaque, Guimarães

Guimarães Noc Noc 2016: a arte espalha-se pelas ruas e casas da cidade-berço a 1 e 2 de outubro

mc_nocnoc2015_034

O Guimarães noc noc continua o seu rumo e avança para a sexta edição que decorre a 1 e 2 de outubro. Este festival é uma mostra alternativa de arte em espaços não institucionais. Performances, música, multimédia, artesanato, teatro e artes plásticas percorrem todo o centro da cidade, pelas diversas casas, ateliers, ruas e espaços associativos e comerciais que fazem deste evento um efémero mas intenso roteiro artístico de 2 dias.

A diversidade em Guimarães neste fim de semana sente-se, uma vez que para além dos cerca de 400 artistas locais, nacionais e estrangeiros que apresentam mais de 180 projetos, distribuídos por cerca de 70 espaços, existe também um grande envolvimento da comunidade local e associações de Guimarães, o que o transforma num evento partilhado que é construído e visitado por um grande número de pessoas.

2016 traz ainda mais novidades com novas parcerias e iniciativas. A organização está em contínuo movimento e, desde a consolidação do mini mini noc noc, um espaço pedagógico direcionado aos mais novos, até ao projeto de sinalética, concebido por artistas convidados que definem a forma como se navega pelo festival, uma das coisas que define o Guimarães noc noc é a irrequietude e o não querer ficar parado. Uma das coisas que desvendamos, é que para comemorar este percurso de seis anos, embarcamos também numa viagem. Numa parceria com a CP, este ano partimos da estação de São Bento no Porto, no dia 1 às 12h20. Estão todos convidados a fazer este trajeto que nos traz a Guimarães com arte e música, numa exposição e concerto dentro do comboio, para marcar o início deste festival, que afinal, faz-se a percorrer.

O Guimarães noc noc é desenvolvido pela Ó da Casa! Associação Cultural. Formada em 2011, esta associação dedica-se à promoção da arte e dos artistas.

O sucesso do Guimarães noc noc foi reconhecido em 2015 com a atribuição do selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, uma distinção que passa a integrar este festival num guia europeu que representa os melhores festivais europeus dedicados à arte e cultura. Fazemos parte da primeira geração de festivais desta plataforma, que foi lançada em 2014, numa parceria entre a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu, onde se destacam eventos pela sua qualidade artística e pelo seu impacto a nível local e expressão nacional e internacional.

 

Mais informações em:

www.guimaraesnocnoc. com

www.facebook.com/guimaraesnocnoc

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *