Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Projeto Geração Lanhoso faz balanço positivo da participação na Semana da Juventude

atividades-durante-a-semana-da-juventude-4

As crianças inscritas na Ação 11 – Estratégias direcionadas para as crianças e jovens, promovendo estilos de vida saudáveis, do Projeto Geração Lanhoso terminaram, da melhor forma, a sua participação na Semana da Juventude, que foi promovida pela Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso em parceria com outras entidades entre os dias 6 e 12 de agosto.

Desta forma, o Projeto Geração Lanhoso dinamizou algumas atividades para estas e outras crianças que já estavam a participar no Campo de Férias “Férias Ativas”, iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, sendo que o objetivo comum foi promover estilos de vida saudáveis em crianças e jovens do Município Povoense.

A participação na Semana da Juventude ficou marcada pelo espírito jovem, pela diversão, pela aprendizagem, pelo dinamismo e interação positiva entre todas as pessoas que participaram e os técnicos. O balanço é, pois, positivo.

Assim, para ocupar de forma divertida e saudável o tempo livre das crianças e jovens participantes, o Projeto Geração Lanhoso desenvolveu Ateliers de Dança, de Estampagem e Transformação de T-shirts, um Workshop sobre Suporte Básico de Vida, um Showcooking sobre Alimentação Saudável, Sessões com a GNR, como a Operação STOP e a sessão sobre Prevenção e Segurança Rodoviária, e ainda uma sessão dinamizada pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso. Para além destas atividades, as crianças tiveram a oportunidade de integrar nos torneios de Subbuteo, matraquilhos, FIFA’16 e Ténis de Mesa.

A participação destas crianças foi pensada numa abordagem holística e abrangente, tendo incidido em temáticas diversas (desportivas, atividades (re)criativas, educação para a saúde, alimentação saudável, prevenção e segurança rodoviária e ainda socorrismo/primeiros socorros), que visam sensibilizar e incutir nos participantes ideias de sustentabilidade, de entreajuda e partilha, responsabilidade pessoal e coletiva, princípios fundamentais no desenvolvimento saudável e completo. Para além disto, esta participação teve por objetivo combater a rotina monótona e absentista que muitas crianças e jovens adotam durante o período de férias escolares.

Na dinamização das atividades, o Projeto Geração Lanhoso contou com a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através dos Serviços de Ação Social e do Espaço Jovem, da CPCJ, do Centro de Saúde da Póvoa de Lanhoso, da GNR da Póvoa de Lanhoso e dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso.

De lembrar que o Projeto Geração Lanhoso tem a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso como parceiro local e a Sol do Ave – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Vale do Ave como entidade promotora e coordenadora, sendo financiado no âmbito do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Tipologia de operação, Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS 3G).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *