Cultura, Oliveira de Azeméis, Turismo

Cultura à solta em Oliveira de Azeméis encerra projeto “Há festa na Aldeia”

primage_17027

A freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, recebe este fim-de-semana a última edição de 2016 de “Há Festa na Aldeia”, um projeto pioneiro de desenvolvimento do território através da revitalização e atratividade de espaços rurais.

As atividades, que se desenrolarão pelos vários núcleos de moinhos do Parque Temático Molinológico (Azevinheira, Loureiro e Travanca), incluem atuações musicais (com a cabeça de cartaz a recair sobre a banda Madrepaz), performances artísticas, jogos tradicionais, atividades radicais e equestres, representações teatrais, caminhada pela Rota do Moleiro, Mercado da Aldeia, visitas à rota do Crasto, um encontro de autocaravanismo e a recriação “Caldo à Moda Antiga”.

A Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), que promete o evento, garante dois dias de festa durante os quais, além de muita música, se vão lembrar usos, costumes, tradições e produtos locais, suscitando o envolvimento da população nas atividades que obrigarão ao corte de trânsito em algumas ruas.

Assim, serão fechadas ao trânsito a rua Ponte da Igreja, Largo do Souto, rua Reverendo Agostinho Gomes, Rua do Castro (a partir do cruzamento com a rua dos Moinhos) e rua dos Moinhos. No que se refere a locais de estacionamento, os visitantes terão à sua disposição dois parques, um na rua Ponte da Igreja e outro na rua Dr. Albino dos Reis.

Promovido pela Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM) – em parceria com os municípios de Albergaria-a-Velha, Gondomar, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Valongo -, o projeto financiado pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) propõe o envolvimento ativo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

O projeto assenta na valorização do património natural e paisagístico, no reforço do tecido económico e criação de emprego, no desenvolvimento do sector turístico, na valorização do património rural e na melhoria dos serviços sociais e culturais.

Depois de Vilarinho de São Roque (Albergaria-a-Velha), Burgo (Felgueiras) e Areja (Gondomar) cabe à freguesia de Ul encerrar este ano a iniciativa promovida pela ADRITEM, em parceria com associações e entidades ligadas ao desenvolvimento do território.

O programa começa este sábado às 10h00 com um passeio de pasteleiras, seguindo-se às 12h00 a abertura oficial do Mercado da Aldeia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *