Albergaria-a-Velha, Educação

Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha com mais solicitações no seu segundo ano

livrosusados-700x467

O Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha já emprestou 78 livros a mais de uma dezena de alunos e ainda tem cerca de 350 disponíveis para requisição.

Lançado o ano passado, numa altura em que os manuais passaram a ter uma vigência de seis anos, o Banco de Livros Escolares dispõe de variados títulos para o 1.º, 2.º, 3.º Ciclo e também Secundário. Trata-se de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, que coordena as doações e os empréstimos, sem custos para as famílias. Os alunos que fizeram doações de livros e aqueles que os requisitarem assinam um protocolo com a Autarquia; quem beneficia dos livros, normalmente durante um ano letivo, deve garantir uma boa utilização dos manuais de forma a que voltem a ser emprestados. Há vários títulos que já não estão em vigor, mas estão disponíveis para empréstimo pois podem ser usados como complemento dos estudos.

O objetivo do Banco de Livros Escolares, explica a Vereadora da Ação Social da Câmara de Albergaria, é consciencializar as pessoas que estão a contribuir com um recurso importante para a comunidade. “Tendo em conta que os livros hoje estão muito caros, a sua doação ajuda a tomar consciência da sua importância e a responsabilizar os alunos pela sua boa utilização”, refere Catarina Mendes.

O recurso a este método de partilha de livros permite à comunidade escolar, no geral, a consciencialização para o valor e respeito pelos livros, não apenas enquanto objeto que guarda informação, mas como meio transmissor de conhecimentos e emoções, explica a Vereadora. Por outro lado, Catarina Mendes considera que uma iniciativa como o Banco de Livros Escolares promove também valores ecológicos, como a reciclagem e a utilização responsável de materiais provenientes da natureza como o papel.

O período para requisições no Banco de Livros Escolares de Albergaria-a-Velha já passou, mas a Autarquia autoriza que os alunos continuem a requisitar obras. As doações podem correr durante todo o ano. O Banco funciona na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *