Ansião, Cultura, Turismo

Santiago da Guarda em Ansião viaja ao passado com mercado romano

MRSG

Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, vive no próximo fim de semana dias de viagens ao passado, sobretudo por mais uma edição do seu mercado romano. A animação, no entanto, inicia-se na Sexta-feira, 9 de Setembro, com o espectáculo Música &Muralhas, promovido pela Rede de Castelos e Muralhas do Mondego. Um concerto de música tradicional no anfiteatro exterior do Complexo Monumental e composto por canções recolhidas em IPSSs, grupos de música tradicional ou de folclore, e trabalhadas com carinho e contemporaneidade pelos músicos do grupo Baluarte e pelos intérpretes Sara Travassos e Cláudio Dias. Uma proposta de acesso gratuito, enriquecida pelo cenário do Paço dos Vasconcelos.

E agora, sim, falemos do Mercado Romano que se inicia no Sábado, dia 10, a partir das 17h00. Como habitualmente, colectividades concelhias e outras entidades proporcionam muito que comer, beber e saborear. Depois, claro, há toda a animação com o cortejo Romano, rábulas, espectáculos para a infância, música e mercadores vindos de terras misteriosas. Imensa animação que acontece de forma contínua entre as 17h00 de Sábado e a meia-noite, quando terminam a sua prestação os malabares de fogo. No Domingo dia 11 o cortejo Romano acontece ao meio dia e sucede-se a animação com almocreves e mercadores, comédia e rábulas constantes, enquanto os visitantes podem dar sabor à visita num dos cinco restaurantes presentes, comprar produtos regionais ou apreciar as exposições permanentes de artefactos e cenários Romanos. Pelo meio, às 16h30 de Domingo, são entregues no Complexo Monumental os prémios do concurso de fotografia Olhar Ansião 2016.

Dois dias de Mercado Romano, com animação para todas as idades e imensos motivos de interesse, numa forma diferente de conhecer Santiago da Guarda e, claro, também um convite à descoberta da sua villa Romana, um monumento por si só e que apenas conhecemos desde 2002. Aceite o convite, traje a preceito (ou não) e divirta-se. Esperamos por si.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *