Arouca, Turismo

Passadiços do Paiva em Arouca ganham «Óscar Europeu do turismo»

WTA_25780

Os Passadiços do Paiva acabam de arrecadar um dos mais importantes prémios mundiais de turismo: os «World Travel Awards», na categoria «Europe’s leading tourism development project 2016» (projeto europeu inovador de desenvolvimento turístico). Considerado um projeto inovador a nível mundial, a nomeação para os «World Travel Awards» (considerados os «óscares do turismo») confirmou isso mesmo. Após um período de votação online, os Passadiços do Paiva são destino turístico mundial de excelência, tendo o prémio sido entregue à vice-presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, na gala de consagração, que decorreu na Sardenha (Itália), na noite de 4 de setembro.

«Este é o corolário de uma estratégia bem sustentada, em que a autarquia e o Arouca Geopark tiveram a coragem de apostar. Os Passadiços do Paiva abriram-nos o horizonte para um recurso até há pouco tempo inacessível – o rio Paiva – e passaram a assumir-se como o polo aglutinador de uma oferta turística de relevância mundial, ligada aos recursos naturais. Este prémio é um reconhecimento mundial pelo trabalho que diariamente desenvolvemos no terreno. É também uma responsabilidade acrescida, para continuarmos nesta dinâmica de darmos a conhecer os nossos recursos naturais, para que nos ajudem, conhecendo-os, a preservá-los», afirmou Margarida Belém, na sequência do anúncio dos vencedores dos «World Travel Awards».

Caminhar ao longo dos Passadiços do Paiva é como fazer uma viagem pela biologia, pela geologia, pela história da vida no planeta, escrita na paisagem. Ao longo do percurso, o rio Paiva corre de forma quase musical, subindo o seu caudal em período de inverno, estendendo a adrenalina das suas águas bravas aos aventureiros do rafting e do kayak. Pela margem, a viagem começa nas zonas balneares do Areinho e/ou de Espiunca, e a meio do percurso abre-se, diante de nós, o pequeno paraíso da zona de recreio e lazer do Vau. São os oito quilómetros de uma vida.

Os «World Travel Awards» foram criados em 1993, com o objetivo de reconhecer a excelência de projetos turísticos em todo o mundo. O galardão (selo de qualidade) é uma das mais importantes distinções mundiais que podem ser conferidas a projetos do sector do turismo. A votação online decorreu entre 7 de março e 17 de julho, aberta ao público de todo o mundo. De referir que foi a primeira vez que esta categoria esteve a votação, o que faz com que, na próxima edição, o Arouca Geopark faça parte do júri destes prémios.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *