Mação, Saúde

Rastreio cognitivo de Alzheimer em Mação

image006 (21)

Mação vai comemorar o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, através da realização de rastreios cognitivos, aos munícipes do Concelho.

Como forma de prevenção e deteção precoce, no dia 21 de Setembro irá ser realizada uma breve avaliação cognitiva, a munícipes com mais de 55 anos, que verifiquem ter alterações de memória que afetem o seu dia a dia.

As inscrições para realizar este rastreio decorrem no Posto de Turismo até ao dia 16 de Setembro podendo ser feitas presencialmente ou pelo telefone 241573450. Este rastreio é realizado no dia 21 de Setembro, na Antiga Escola Secundária de Mação, no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa.

Caso se verifique um número de inscritos superior ao possível para o dia 21 a ação será estendida ao dia seguinte, 22 de setembro.

Estudos indicam que no mundo 27 dos 36 milhões (75%) de doentes de Alzheimer e outras demências vivem com a doença sem terem sido diagnosticados. Também em Portugal, se estima que 6 a cada 10 pessoas têm demências e não estão diagnosticadas.

Muitos outros são diagnosticados já muito tarde, numa fase avançada da doença. Existe uma crença errónea de que a demência é uma parte normal do envelhecimento, o que leva ao não diagnóstico.

O Alzheimer, é o tipo de demência mais comum, e para a qual não há cura. Esta é uma doença degenerativa e, como tal, agrava-se progressiva e rapidamente, ao longo do tempo e até à morte.

Por estes motivos, torna-se importante o diagnóstico precoce, para que a pessoas possam viver o melhor possível, com qualidade de vida e mais autonomamente.

Posteriormente serão efetuadas outras ações nas várias freguesias para quem não tem possibilidade de se deslocar a Mação, que serão divulgadas atempadamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *