Cultura, Mangualde

Peça ‘Raízes de Oiro’ e esta semana é relembrada pela autarquia mangualdense

cineteatro

‘Aconteceu no Cineteatro há 54 anos’ a peça ‘Raízes de Oiro’ e esta semana é relembrada pela autarquia mangualdense. Originalmente exibida no dia 19 de agosto de 1962, a peça remonta a 1860 época na qual Montana era o ponto nefrálgico da fronteira Americana. Lá se desenrolou esta história de paixões e ódios, num intenso filme de amor vivido, numa terra incendiada pela mão do homem…A iniciativa realiza-se no âmbito da campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’ promovida pela Câmara Municipal de Mangualde, com o intuito de criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde. 

Através do Arquivo Municipal de Mangualde está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Para além de sensibilizar a sociedade civil mangualdense para a importância deste extraordinário equipamento cultural, pretende ainda incentivar o contato com as fontes primárias, gerar uma nova atitude face ao património documental, e propiciar o desenvolvimento de hábitos de pesquisa e de visita ao arquivo.

Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *