Celorico de Basto, Sociedade

Celorico de Basto celebrou 10 anos de geminação com Houilles (França)

_DSC6508

A Cerimónia dos 10 anos de geminação entre Celorico de Basto e Houilles decorreu no dia 13 de agosto, no Centro Cultural Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e foi presidida pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Presente para a Cerimónia de Assinatura do protocolo do GAE de nova geração, o Secretário de Estado das comunidades Portuguesas alargou a presença em Celorico de Basto para presidir uma cerimónia dos 10 anos de geminação entre Celorico de Basto e Houilles.

“Estas geminações são caminhos de diálogo, entendimento e paz” disse o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. José Luís Carneiro felicitou o município pela criação destas iniciativas e espera que as mesmas “não fiquem só no papel mas que proliferem, que se criem caminhos conjuntos. O mais importante é ter pessoas que emanem vontade humanista, a começar pelos mais jovens onde deve haver entendimento na diversidade, seja ela turística, religiosa, cultural…” reforçou.

Celorico de Basto é geminado com Houilles na França, com Wiltz no Luxemburgo e com Catanduva no estado de S. Paulo, no Brasil, destas três relações de irmandade, diz o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, “é com Houilles que temos uma relação produtiva, onde o intercâmbio se estabelece com mais facilidade, numa relação construída com empenho, um elo muito importante para nós” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva. “É importante que as pessoas reforcem os laços, a nossa relação está cada vez mais fortalecida. Esta geminação mais um contributo para tornar esta Europa cada vez mais coesa, levando ao verdadeiro sentido da solidariedade, porque o verdadeiro espirito da Europa recai o apoio coletivo na nossa diversidade cultural”.

Joaquim Mota e Silva recordou 2006, data em que se “ousou pensar em fazer esta geminação. E foi uma geminação bem-feita em prol da sociedade, feita numa perspetiva construtiva e em conjunto”.

No mesmo sentido, o presidente da Câmara (maire) de Houilles, Alexandre Joly, mostrou-se honrado por Celorico ter escolhido Houilles para este acordo de Geminação, e realçou as características do povo português. “É um povo de muito trabalho e que muito nos satisfaz por terem querido, em 2006, fazer este protocolo de geminação. Celorico de Basto e Houilles têm muitas coisas em comum, muitos laços nos unem” disse.

Durante esta sessão o presidente da Comissão de Geminação e Relações Internacionais do Município de Celorico de Basto, Fernando Vilas Boas, elucidou os presentes da metodologia para a criação destes acordos de geminação, onde se pretende criar laços de paz entre os povos.

As cerimónias de geminação iniciaram no dia 12 com a apresentação do livro “o Olhar de Compromisso” de Gérard Bloncourt. Durante estes dias Celorico de Basto recebeu uma comitiva de Houilles que participou nas várias ações e pode usufruir do maior certame do Artesanato e da Gastronomia, a XIX Feira de Artesanato e Gastronomia de Celorico de Basto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *