Sociedade, Turismo, Vila Real de Santo António

Praia da Manta Rota em Vila Real de Santo António revive tradição do Banho Santo

As tradicionais festas de Verão em honra de São João da Degola regressam à praia da Manta Rota, entre os dias 19 e 29 de agosto, com um vasto programa de animação que inclui concertos, bailes, tradições e fogo-de-artifício.

O ponto alto das comemorações acontece a 29 de agosto, às 11h00, com o famoso «Banho Santo», em pleno areal da Manta Rota.

O célebre banho de mar é um encontro que se realiza anualmente a 29 de agosto, assinalando a data em que, segundo a tradição, São João Baptista foi degolado.

Em anos idos, este era o dia em que as gentes da serra algarvia se deslocavam até à praia, acompanhadas pelos animais de carga, para tomar um banho de que se acreditava ser «santo» e capaz de curar todos os males. No final do ritual, a celebração era rematada com um piquenique.

Para manter viva a tradição, a associação «A Manta» e a Câmara Municipal de VRSA apostam, mais um ano, na recriação histórica do evento, atraindo centenas de curiosos até à praia da Manta Rota para ver como as coisas se passavam noutros tempos.

As festividades iniciam-se no dia 19 de agosto, com uma série de concertos e bailes, a partir das 21h00, por onde vão passar, ao longo de uma semana, bandas e artistas como «Bailasons», «Uns&Outros», Tino Costa, «Feijão e Massa», Zé Aníbal, Fábio Lagarto, Cristiano Martins ou Ângelo Correia.

No sábado, dia 27, a animação musical tem a assinatura do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton (estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha) e responsável pela produção musical de grupos internacionalmente conhecidos como Eddy K, Gente de Zona, Acento Latino ou Orishas.

No domingo, dia 28, o cartaz integra uma corrida solidária, às 10h00, seguindo-se, à noite, um concerto do «Grupo +2».

A 29 de agosto, dia de São João Batista, as festividades começam com o Banho Santo, às 11h00, na praia da Manta Rota, onde serão revividas todas as tradições associadas. Às 18h30, há procissão e missa ao ar livre em honra de São João Batista.

Mais tarde, às 21h00, tem início o baile com o «Duo Reflexo», a que se segue um espetáculo do grupo de dança «Arutla». As festas serão rematadas por umespetáculo de fogo de artifício, à meia-noite, no areal da praia da Manta Rota.

Todos os concertos têm lugar no largo do antigo casino e a entrada é livre.

As festas em honra de São João da Degola são organizadas pela associação «A Manta» e têm o apoio da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cacela e de outras entidades e empresas locais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *