Póvoa de Lanhoso, Sociedade

ModaLanhoso promove comércio e talento locais

Foto de arquivo  - ModaLanhoso

O Anfiteatro do Pontido, na Vila da Póvoa de Lanhoso, prepara-se para receber mais uma edição de um dos mais aguardados espetáculos do ano. O ModaLanhoso está marcado para dia 12 de agosto, uma sexta-feira, pelas 21h30, e promete uma noite de espetáculo para os Povoenses residentes e emigrantes de regresso a casa.

“Nesta décima edição do ModaLanhoso, queremos proporcionar aos Povoenses uma noite de moda e de glamour com a participação de lojistas e modelos locais. Por isso, estamos a preparar um espetáculo de qualidade ao nível do que vem sendo habitual e convido todos os Povoenses a estarem presentes”, refere o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

O ModaLanhoso visa dar palco e visibilidade aos modelos da Póvoa de Lanhoso (que irão desfilar), ao comércio local (que irá apresentar as suas coleções) e a jovens talentos (que irão atuar).

Espera-se a participação de mais de 30 estabelecimentos do concelho. A criação, por estilistas e modistas locais, tem ainda lugar de destaque na estrutura do evento, com total liberdade criativa, revelando-se também uma oportunidade de mostrar o seu valor no setor.

Resultado de uma parceria da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso com a Associação de Turismo, o ModaLanhoso dá a conhecer a oferta de produtos e serviços do comércio local, nas áreas têxtil, do calçado e dos acessórios e outras, com especial relevo para a filigrana. É uma montra de excelência para os empresários locais, que veem potenciadas as suas vendas, num período do ano em que o concelho acolhe os emigrantes.

O número de edições concretizadas, a consistência da participação do comércio local e, acima de tudo, o feedback obtido através de inquérito aos participantes, permitem afirmar que existe um impacto económico direto com a realização deste evento. Regista-se um aumento de procura no período imediatamente subsequente, há reservas de artigos que decorrem no próprio evento e a nota de avaliação predominante dos participantes dá conta da necessidade de se replicar o evento, pelo menos, numa cadência sazonal. Este evento tem também impactos indiretos na economia local dado que, socialmente, o dia do ModaLanhoso tem tido a assistir em cada edição uma moldura humana de entre quatro a cinco mil pessoas.

Mais do que um evento de moda, o ModaLanhoso é assim um projeto propulsor de dinâmicas socioeconómicas e culturais, pois integra verdadeiramente vários atores locais na produção de um espetáculo fruído por um vasto público que cresce a cada edição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *