Celorico de Basto, Cultura, Turismo

Abertas as portas, são esperadas milhares de pessoas na XIX Feira de Artesanato e Gastronomia em Celorico de Basto

_DSC5172

Arrancou ontem, 11 de agosto, a XIX edição da Feira de Artesanato e Gastronomia. Um certame com mais de 160 expositores, “uma das maiores montras de artesanato e Gastronomia do norte de Portugal”, que espera, ao longo destes 5 dias, a presença de milhares de pessoas.

“Esta é uma feira renovada, sempre com mais qualidade, uma montra do melhor que existe em Portugal com artesanato e gastronomia da melhor qualidade, onde as pessoas vão poder degustar pratos e vinhos de excelência, com um programa de animação atrativo voltado para a cultura popular” sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, durante a abertura do certame. “Trata-se de um evento com cada vez mais gente, um ponto de encontro, um local propício ao convívio, onde as pessoas se encontram e se divertem” destacou. O autarca disse ainda que este certame é uma “espécie de antidepressivo, onde a confraternização é a palavra de ordem”. No que respeita ao nº de stands, Joaquim Mota e Silva, não pode deixar de sublinhar que o nº de expositores é o ideal para que a qualidade dos produtos dos mesmos não seja posta em causa. “Não podemos ter mais expositores porque iriamos colocar em causa a qualidade dos produtos expostos, temos que ser seletivos e exigentes para que esta feira cresça cada vez mais na atratividade por tudo o que oferece a quem a visita”. O edil celoricense realçou ainda a oportunidade de negócio para os expositores e para o comércio local tendo em conta o nº de visitantes a passar por Celorico de Basto por estes dias.

Uma das particularidades desta feira é o local onde estão dispostos os vinhos e as tábuas com enchidos. Neste espaço, juntam-se milhares de pessoas a petiscar e a provar o vinho verde característico da região.

“Vou todos os anos à feira para degustar os deliciosos petiscos e provar o nosso vinho verde. É um local excelente para confraternizar, ficamos horas a fio na conversa” disse Filipe Alves, visitante da feira.

Durante os 5 dias de feira a animação será permanente com a atuação do Rancho de Sta. Maria de Canedo, os cavaquinhos de Arnoia, os Tamegaita, os Charanga Achicoria, o Rancho Folclórico os Amigos do Castelo, os IPUM, os Viva Moreira, os Romeiros, os Glow band + Marionetas LED, os Amigos das Tainadas, os Fanfarra Kaústica, os Clown Band + Palhaços Insufláveis, o Rancho Folclórico de Gandarela e os Borguinhas Marotos (Luxemburgo).

Ontem, os presentes puderam assistir à atuação do Rancho de Sta. Maria de Canedo, os cavaquinhos de Arnoia, os Tamegaita, os Charanga Achicoria. Hoje, véspera de fim-de-semana, a afluência será bem maior, com muita animação pelo recinto do certame.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *