Cultura, Destaque, Póvoa de Lanhoso

XXI Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio dá palco às tradições na Póvoa de Lanhoso

Cartaz_Festival_Folclore_net

A Póvoa de Lanhoso recebe, já no dia 15 de agosto, o XXI Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio. Pela primeira vez, haverá também um desfile de trajes do Minho. Prevê-se uma tarde de muita animação em que as verdadeiras tradições da nossa região sobem ao palco e em que é homenageado um ilustre filho da nossa terra.

“Nesta XXI edição do Festival de Folclore, pretendemos dar uma dimensão diferente ao evento, com a realização de um desfile etnográfico”, explica o Vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, André Rodrigues.

Este certame representa a continuidade da aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na divulgação das nossas raízes culturais e é mais uma iniciativa que faz parte do programa “Verão Com(n)Vida” e que, com certeza, será muito apreciada pelos aficionados das danças e dos cantares tradicionais bem como dos trajes e dos instrumentos musicais. “Temos expetativa de ter uma multidão na Praça Eng. Armando Rodrigues para honrar e desfrutar de uma das nossas mais genuínas tradições. Estão todos convidados para aparecerem no Festival”, acrescenta o mesmo responsável.

Irão participar seis grupos de dentro e fora do concelho. O Rancho Folclórico de Porto D’Ave (Taíde), o Rancho Folclórico de Santa Maria de Verim e o Rancho Folclórico de S. Julião de Covelas representarão a Póvoa de Lanhoso. Convidados desta edição são o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural “As Florinhas de Rio Meão” (Santa Maria da Feira), o Grupo de Folclore da Escola Secundária D. Henrique (Porto) e o Grupo Cultural Recreativo Martin de Freitas (Fafe).

A concentração dos Ranchos e participantes no desfile de trajes do Minho começará 14h00, nos Paços do Concelho. De salientar que este desfile contará com a presença do executivo, de todos os ranchos folclóricos e associações juvenis do concelho da Póvoa de Lanhoso.

A entrega das fitas aos grupos participantes no Festival de Folclore decorrerá no mesmo espaço (Paços do Concelho), pelas 14h30.

O desfile começará pelas 15h00 e, após sair dos Paços do Concelho, passará na Rua Maria da Fonte e na Rua da Feira, terminando na Praça Eng. Armando Rodrigues. O festival irá iniciar-se por volta das 15h30.

Este Festival homenageia Gonçalo Sampaio, que nasceu na freguesia de Calvos, a 29 de março de 1865. Foi professor e botânico. De entre outras facetas, também foi um amante de música e um autodidata, tendo-se empenhado na investigação de folclore, sendo responsável pela recolha de canções populares que integram o “Cancioneiro Minhoto”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *