Celorico de Basto, Cultura, Turismo

Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo em Celorico de Basto promove XIV Festival de Folclore

_DSC4665

A tradição do folclore mantém-se inalterada em Celorico de Basto. O XIV Festival de Folclore do Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo decorreu no dia 5 de agosto, na sede do rancho, a anteceder as grandes festas em Honra da padroeira.

Presente no festival, o chefe de gabinete do presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Paulo Mota, realçou a necessidade de manter as tradições do folclore louvando o trabalho promovido pelo rancho. “É de louvar toda esta dedicação ao folclore, nota-se o empenho das gentes envolvidas, da D. Lurdes, que se dedica com brio a esta arte. É muito importante que as tradições se mantenham, é a nossa cultura que nos identifica e nos leva por este mundo fora” realçou.

Nesta edição, o festival contou com um rancho de emigrantes em França, da zona de Guimarães no qual estão integrados dois conterrâneos da freguesia de Canedo. Refira-se o Grupo Folclórico dos Portugueses Unidos com Todos do vale de Montmorency em França. Contou também com o rancho Folclórico Infanto – Juvenil de S. Miguel da Carreira em Barcelos, e o Rancho Folclórico da Amizade de Telões em Amarante.

“É com grande orgulho que o Rancho Folclórico de Santa Maria de Canedo promove mais uma edição deste festival, um festival que dá muito trabalho, mas sem trabalho não há nada” disse a presidente do Rancho Folclórico de Sta. Maria de Canedo, Lurdes Lima. “Tenho que dar uma palavra de agradecimento aos ranchos presentes e a todos o que vieram assistir a este espetáculo são um grande incentivo para continuarmos a trabalhar e a fazer o melhor pelo folclore. Agradeço também ao município pelo apoio que nos tem dado, têm sido incansáveis para que estas tradições se mantenham”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *