Póvoa de Lanhoso, Saúde

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso participa em projeto de Prevenção da Ambliopia

Paços do Concelho

A partir de setembro, numa parceria entre a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Educação, os Agrupamentos de Escolas e o Hospital de Braga, crianças de quatro anos irão visitar aquele hospital e aí realizar o despiste da ambliopia de forma gratuita. Estas deslocações irão realizar-se às quartas-feiras de tarde.

Esta possibilidade resulta do projeto de Prevenção da Ambliopia designado “Pimpolho”. A assinatura do protocolo será no dia 15 de setembro às 10h30 no Hospital de Braga.

A ambliopia é uma doença dos olhos que muitas vezes não é detetada pelos pais, pois a criança pode perder a visão apenas numa das vistas, pelo que continua a ver e quando detetada pode ser tarde. A ambliopia é uma doença exclusiva da infância e apenas tratável nesta faixa etária.

O sucesso do tratamento da ambliopia pode atingir quase 100%. O não tratamento na idade pediátrica acarreta cegueira, baixa visão, ou visão subnormal, não passível de ser corrigida para o resto da vida, isto é, mesmo com posteriores cirurgias, correção ótica ou outros tratamentos, essa criança ficará para sempre sem visão normal. É tratável até aos 60 meses (cinco anos), sendo o seu tratamento menos eficaz depois desta faixa etária.

São pois objetivos deste projeto realizar uma avaliação oftalmológica a todas as crianças, entre os três e os quatro anos, que frequentem estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, do nosso concelho e sinalizar todas as crianças com ambliopia ou fatores de risco ambliogénicos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *