Portimão, Saúde, Sociedade

Festival da Sardinha em Portimão mais protegido com desfibrilhadores e técnicos formados em Suporte Básico de Vida

Festival-da-Sardinha_56

Foi apresentado, por ocasião da inauguração da edição 2016 do Festival da Sardinha de Portimão, o programa pioneiro de desfibrilhação automática externa que assegurará que todos os eventos em Portimão possuam uma capacidade de resposta imediata e devidamente instalada.

O Ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino e o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, acompanhados pela Presidente da Câmara, Isilda Gomes, tomaram conhecimento do projeto pioneiro da Proteção Civil Municipal e Bombeiros de Portimão e assistiram a um exercício prático da sua utilização por 1 técnico da autarquia que se encontra a acompanhar o evento em permanência.

Esta medida representa um investimento de 8 mil euros, suportados pelo Município de Portimão, estando atualmente os Bombeiros de Portimão acreditados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enquanto entidade formadora e licenciados com um programa próprio de DAE.

Para a concretização deste objetivo, e por forma a assegurar a presença de um mínimo de 2 operadores de DAE nos eventos com maior afluência, foram formados 18 técnicos das áreas do desporto e cultura da Câmara Municipal de Portimão, agora habilitados a utilizar estes equipamentos que salvam vidas. Também a área desportiva da Praia da Rocha dispõe atualmente de um equipamento que é operado pelos técnicos responsáveis pelo equipamento desportivo ao longo da época balnear.

A par desta formação diferenciada, no último ano todos os trabalhadores da autarquia portimonense participaram em ações de formação promovida pela Proteção Civil e Bombeiros de Portimão sobre Suporte Básico de Vida, aos quais foi entregue uma Pocket Mask (máscara de bolso) individual, que lhes permite realizar as respetivas manobras iniciais em segurança.

O Festival da Sardinha decorre até ao próximo domingo, 7 de agosto, e é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, a Junta de Freguesia de Portimão, a APS – Administração dos Portos de Sines e a EMARP, conta com o patrocínio da Malo Clinic, No Solo Água, Socialgar Seguros, Sagres, Coca-Cola e Delta Cafés, e o apoio da Cultugarve, Conservatório de Portimão, Alberto Oculista, Barlavento – Semanário Regional do Algarve e Turismo do Algarve. Rádio oficial: Alvor FM.

Todos os detalhes em: www.festivaldasardinha.pt

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *