Albergaria-a-Velha, Sociedade

Saturno e Marte estão em destaque na “Astronomia no Verão” em Albergaria-a-Velha

metronews-sem-imagem

A atividade de promoção da ciência, “Astronomia no Verão”, regressa a Albergaria-a-Velha no dia 9 de agosto, terça-feira, pelas 22h00. No Parque da Mobilidade o astrónomo José Matos vai orientar as observações com telescópio e partilhar algumas curiosidades sobre o nosso Sistema Solar.

Para além das habituais observações da Lua, a edição deste ano vai dar destaque aos planetas Saturno e Marte, bem como a algumas constelações, grupos de estrelas que, vistas da Terra, parecem estar próximas umas das outras e que formam uma determinada figura no céu.

Saturno é o sexto planeta a partir do Sol e o segundo maior do Sistema Solar – só ultrapassado por Júpiter. É 85 vezes maior do que a Terra e encontra-se a uma distância de 1400 milhões de quilómetros. Uma das características mais notáveis de Saturno é o seu complexo sistema de anéis, constituídos por uma mistura de gelo, poeira e material rochoso. Mais de sessenta satélites naturais giram ao seu redor.

Marte, por seu lado, é o segundo planeta mais pequeno do Sistema Solar e encontra-se a 103 milhões de quilómetros da Terra. Muitas vezes é descrito como o “Planeta Vermelho”, porque o óxido de ferro predominante na sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.

“Astronomia no Verão” é uma atividade do Centro Ciência Viva de Aveiro – A Fábrica, em parceria com a Associação de Física da Universidade de Aveiro. A participação é gratuita e não carece de inscrição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *