Castro Marim, Cultura, Turismo

José Cid nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires em Castro Marim

cartaz nsm 2016

De 12 a 15 de Agosto, Castro Marim celebra as festas da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Depois de 18 anos afastada do centro da vila, a celebração regressa este ano ao seu local original, a Praça 1º de Maio, readquirindo a familiaridade e a maior envolvência com a comunidade.

Um rico e diversificado programa, onde se destacam as manifestações religiosas e o concerto de José Cid e Big Band, e a Mostra de Artesanato e Etnografia de Castro Marim vão animar este fim-de-semana prolongado na vila castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, bem como a Mostra de Artesanato e Etnografia, abrem portas pelas 19h00 de dia 12 de agosto. O grupo de dança “Arutla” faz as honras de abertura pelas 21h00, seguindo-se o grupo “Mato Bravo”, às 22h00. A fechar a noite, pelas 23h00, o concerto de Vitor Silva, a voz que imortalizou a música “A Cegonha de Castro Marim”.

No dia 13 de agosto, a animação musical, também a partir das 21h00, fica a cargo dos “Som D’Mais” e dos “Uns & Outros”. A festa continua no domingo, dia 14 de agosto, com animação de Elsa Jerónimo e Helder Reis e o concerto da banda algarvia de rock “Íris”.

Nos dias 13 e 14 de agosto, a autarquia castromarinense traz este ano uma novidade ao programa, o “After Hour da Vila”, a partir das 00h00, no estádio municipal, com o Dj Lipi nos dois dias e um DJ convidado no sábado.

Na segunda, dia 15 de agosto, é o dia da padroeira, Nossa Senhora dos Mártires. Os festejos começam às 08h30, com a arruada pela Banda Musical Castromarinense. Às 10h30 será celebrada uma missa solene na Igreja de Nossa Senhora dos Mártires, precedida pela recitação do Terço. O grande destaque das cerimónias religiosas é às 20h00, quando a imagem venerada de Nossa Senhora dos Mártires deixar a Igreja Matriz, para percorrer em procissão as ruas da vila, acompanhada e saudada por centenas de fiéis devotos, que, anualmente, participam nesta romaria. O dia principal das Festas trará a palco o conceituado José Cid, um dos grandes vultos do rock português.

Outra das novidades deste cartaz são as atividades desportivas. No dia 13, pelas 21h30, a praia de Altura será pista de uma corrida noturna, numa organização do Clube Recreativo Alturense e da Junta de Freguesia de Altura. No dia 14, pelas 11h00, tem lugar a prova de natação de mar “Vila de Castro Marim”, na praia da Alagoa/Altura, organizada pelo Leões do Sul Futebol Clube. No último dia de festa, 15 de agosto, acontece um Torneio de Futsal Intercoletividades no Pavilhão Municipal de Castro Marim, a partir das 10h00, organizado pela União Desportiva Castromarinense.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim, da Paróquia de São Tiago e o apoio das Associações Locais.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *